Investimentos em transformação digital vai atingir os quatro biliões em 2027

Previsão aponta que os gastos mundiais em iniciativas de transformação digital vão chegar aos quatro biliões de dólares em 2027 com uma taxa de crescimento anual composta de 16,2%

Investimentos em transformação digital vai atingir os quatro biliões em 2027

Prevê-se que os gastos mundiais com a transformação digital atinjam quase quatro biliões de dólares em 2027, de acordo com a última atualização do “Worldwide Digital Transformation Spending Guide” da IDC.

Com a Inteligência Artificial (IA) e a IA generativa a impulsionar os investimentos, o mercado de transformação digital deverá crescer com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 16,2% durante o período 2022-2027. À medida que as organizações continuam a dar prioridade à digitalização, prevê-se que os investimentos nesta área cresçam substancialmente, atingindo ou mesmo ultrapassando dois terços de todos os investimentos com tecnologias de informação e comunicação até 2027.

A transformação digital já não é um investimento discricionário: as empresas que querem ser competitivas e vencer na economia digital estão na vanguarda”, afirmou Angela Vacca, senior research manager no Data & Analytics Group da IDC. “Hoje, os gastos com transformação digital representam um mercado maior em comparação com a parcela não-transformação dos gastos com TIC. Os investimentos em negócios digitais estão a aumentar ainda mais rapidamente com o advento da IA generativa, que está a ter impacto em todos os indústrias; ainda assim, as oportunidades variam entre diferentes setores”.

A indústria de serviços financeiros está a crescer a um ritmo muito rápido, com uma CAGR de 20,5% a cinco anos e três casos de utilização que estão a crescer bem acima da taxa média. O processamento de sinistros baseado em automação robótica de processos é o caso de uso que mais cresce, com um CAGR de 35,1%, seguido por consultoria financeira em tempo real (29,5%) e experiência bancária digital (29,3%). Estes casos de uso têm algo em comum: todos são altamente intensivos em dados e dependem fortemente de IA, IA generativa e tecnologias de dados e análise. Os enormes avanços que as instituições financeiras estão a implementar estão a transformar as suas organizações em operações mais eficazes e mais centradas no cliente, que podem responder mais rapidamente à evolução da procura dos clientes e a um ambiente macroeconómico em rápida evolução.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.