O Agentforce 360 inclui as quatro características necessárias para impulsionar as empresas a tornarem-se empresas agênticas
A Salesforce apresentou o Agentforce 360, uma nova plataforma que marca o início do conceito de “Empresa Agêntica”, um modelo de negócio em que a Inteligência Artificial (IA) apoia e potencia as pessoas em vez de as substituir. De acordo com a empresa, este conceito representa um novo modo de trabalho, onde a IA ajuda as pessoas a evoluir em vez de as substituir. Numa empresa com este novo modelo de trabalho, cada equipa poderá operar de forma inteligente durante 24 horas por dia e sete dias por semana, com ganhos significativos de produtividade, ligação com o cliente e crescimento. “Estamos a entrar na era das Empresas Agênticas, onde a IA eleva o potencial humano como nunca”, refere Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce. “O Agentforce 360 liga pessoas, agentes e dados numa plataforma segura e de confiança, ajudando cada colaborador e cada empresa a alcançarem mais do que alguma vez imaginaram ser possível”. Nos últimos 12 meses, a Salesforce tem trabalhado com milhares de clientes, impulsionando o Agentforce através de quatro grandes lançamentos que possibilitaram o lançamento do Agentforce 360. Em outubro de 2024, a empresa lançou o Agentforce como uma primeira plataforma empresarial de agentes de IA. Já em dezembro, lançou uma segunda versão com melhorias no Atlas Reasoning Engine para resultados mais previsíveis e fundamentados. Em março de 2025, a Salesforce lançou o Agentforce 2dx que permitiu que os agentes fossem incorporados em qualquer fluxo de trabalho, e, em junho do mesmo ano, a terceira versão da plataforma proporcionou interoperabilidade e governação melhorada para as empresas clientes. O novo Agentforce 360 reúne as características de uma empresa agêntica, incluindo a Plataforma Agentforce 360, que funciona como uma base para agentes de IA de nível empresarial; a Data 360, uma camada de dados de confiança e unificada que fornece os contextos a cada agente integrado; as Aplicações Customer 360, com lógica de negócio e a memória institucional de cada organização; e Slack integrado. Esta abordagem permite às organizações implementar agentes baseados em dados reais e de confiança, trabalhar entre equipas e fluxos de trabalho, colaborar com humanos e outros agentes, e aproveitar processos, lógica de negócio e infraestruturas de dados existentes. |