O Agentforce opera de forma autónoma, utilizando dados, fluxos de trabalho e políticas específicas do setor
A Salesforce acaba de lançar o Agentforce for Financial Services, uma solução de Agente de IA aplicável às empresas do setor financeiro. Num setor que está a viver uma crise de talentos – com a previsão de que metade da atual força de trabalho nos seguros se reforme dentro de 15 anos – as expectativas dos clientes mantêm-se elevadas. De acordo com o relatório Connected Financial Services 2025 da Salesforce, apenas 21% dos consumidores estão totalmente satisfeitos com a personalização que recebem dos seus fornecedores de serviços financeiros; 35% consideram que são tratados como um número. O novo conjunto de modelos de agentes de IA oferece às equipas de serviços financeiros mão de obra digital para automatização de tarefas de front-office, como revisão de investimento, substituição de um cartão bancário perdido ou até opções de empréstimo. Os agentes de IA possibilitam reduzir a carga administrativa e retirar tempo aos colaboradores para que estes possam concentrar-se na relação com o cliente. A base do Agentforce encontra-se nos dados, nos fluxos de trabalho e nos controlos de conformidade da empresa. Incorporado de forma nativa na cloud Financial Services, os colaboradores, em conjunto com o Agentforce, podem operar numa mesma plataforma unificada. Os modelos pré-criados do Agentforce for Financial Services são pensados para determinadas realidades, nomeadamente ao nível de consultores financeiros e agentes bancários que ajudam na automatização e preparação de reuniões, permitindo que os consultores e bancários aprofundem as relações com os clientes; agentes de serviços bancários e de seguros que agilizam serviços e tarefas mais rotineiras, permitindo que os contact centers reduzam os tempos de espera; e um agente de crédito digital que orienta os clientes na descoberta de produtos de crédito para automóveis ou créditos pessoais e liberta, assim, os colaboradores para interações de alto nível, como a revisão de pedidos, a gestão de exceções ou a finalização de termos. De acordo com a Salesforce, cada modelo pré-criado do Agentforce inclui tópicos que orientam o comportamento do agente, assim como ações que dão aos agentes a capacidade de realizarem ações específicas para trabalhos de serviços financeiros. Os controlos de compliance que estão incorporados ajudam também a garantir que os trabalhadores digitais seguem as mesmas proteções regulamentares que as equipas humanas. O Agentforce opera dentro da estrutura de conformidade da Financial Services Cloud, aplicando regras para aprovações, divulgações e registos de auditoria em fluxos de trabalho comuns, como atendimento, créditos e integração de clientes. “A IA não deve substituir a ligação humana, mas deve escalá-la. Com o Agentforce para Serviços Financeiros, as empresas do setor podem tirar partido da mão-de-obra digital construída numa plataforma profundamente unificada para ajudar as suas equipas humanas a aumentarem a produtividade, a eficiência e as receitas da empresa, enquanto oferecem as experiências de confiança e personalizadas que os clientes esperam”, afirma Eran Agrios, SVP and GM, Financial Services da Salesforce. |