A Salesforce vai organizar o Agentforce World Tour em Lisboa no dia 4 de junho e Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal, desvenda o que se pode esperar do evento que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa
Os agentes de inteligência artificial são um termo relativamente recente para a maioria das organizações. Qual é a importância destes agentes para o futuro das organizações? Mais do que um termo, os agentes de IA são algo muito real e concreto que permite retirar o peso de tarefas repetitivas e sem valor acrescentado das mãos dos humanos, para que as equipas possam estar focadas onde realmente acrescentam valor. Em março deste ano a Salesforce lançou o Agentforce 2dx, a mais recente versão da nossa plataforma de trabalho digital, para que agentes de IA autónomos e de confiança estejam disponíveis no fluxo de trabalho diário de todos os profissionais. Nesta versão, o Agentforce expande-se além do mundo reativo e iniciado pelo utilizador de plataformas de chat, permitindo que os agentes de IA sejam proativos, trabalhando nos bastidores e sem supervisão humana constante. Com este novo lançamento, será possível desbloquear novos fluxos de trabalho nas empresas e nas suas equipas, que podem agora integrar agentes autónomos nos seus sistemas de dados, lógicas de negócios e interfaces de utilizador existentes, permitindo ainda aos agentes antecipar as necessidades de negócio e tomar medidas de forma dinâmica — melhorando a eficiência, a agilidade e a escala. Como é que a IA generativa está a impactar as organizações? Que setores/indústrias estão a tirar mais partido da IA no seu dia a dia? Qualquer empresa, setor ou indústria beneficia da IA de agente, seja numa realidade mais industrial ou de manufatura ou, de forma mais concreta, em departamentos de RH ou de TI. A Salesforce apresentou, recentemente, um estudo onde identificou que, só no departamento e tarefas de Recursos Humanos, por exemplo, a utilização de agentes de IA vai crescer 327% até 2027, levando a ganhos de produtividade na ordem dos 30%. Tarefas simples, mas que consomem demasiado tempo, como apresentação de despesas, marcação de férias, gestão de faltas ou outras questões semelhantes podem ser endereçadas por agentes de IA que, uma vez totalmente implementados, poderão levar a ganhos médios de produtividade dos colaboradores na ordem dos 30%. Mas os Agentes de IA também podem e devem ser aplicados em áreas mais “invisíveis” como a cibersegurança. De acordo com um outro estudo que fizemos, incluindo inquiridos em Portugal, 74% dos líderes de TI reconhecem que as suas práticas de segurança precisam de transformação e 100% dos inquiridos identificaram pelo menos uma questão de cibersegurança que pode ser corrigida ou melhorada com agentes, na deteção de ciberameaças ou volatilidade de sistemas, agindo na sua correção e melhoria. Um outro exemplo, agora no setor dos bens de consumo, a Salesforce sabe que 32% das empresas deste setor já integraram totalmente a IA generativa nas suas operações, e que 34% estão já em processo de expansão da sua utilização. Só as equipas de vendas gastam quase metade do seu tempo (41%) em tarefas repetitivas e de baixo valor, e os agentes de IA podem mudar todo o paradigma, desde as vendas à Gestão de Contas, Trabalho de Campo ou Apoio ao cliente, o Agentforce ajuda as marcas de bens de consumo na interação com o cliente final. O Agentforce World Tour vai passar este ano por Portugal. Qual é a importância de trazer este evento ao país, mais concretamente em Lisboa?
Todos os anos temos o maior evento de CRM e tecnologia do mundo, na cidade de São Francisco – o Dreamforce – que junta milhares de profissionais para viverem de perto o poder da tecnologia Salesforce. Este evento, juntamente com os lançamentos que vamos fazendo nos meses seguintes parte numa excursão pelos diferentes países onde a Salesforce tem atividade local. Este World Tour passa anualmente por Portugal, onde reunimos centenas de profissionais, dezenas de empresas e de marcas parceiras para apresentar, testar, interagir e descobrir, ao longo de todo o dia, como a IA generativa pode transformar cada empresa e cada negócio. O que é que os participantes podem esperar do Agentforce World Tour? Podem esperar um dia onde a inovação, tecnologia e produtividade estarão no centro das atenções. Vamos contar com histórias de aplicação real do Agentforce, por parte de empresas nossas clientes, como o Haitong, Perrigo, INDASA, Sumol Compal ou Worten, entre muitos outros. O evento arranca com uma sessão conjunta, onde a Salesforce dará as boas-vindas a todos os participantes e, depois de um intervalo para café e networking, avançaremos para sessões verticais, por indústria, onde cada conjunto de participantes poderá ver, aprender e testar o poder da tecnologia Salesforce e dos agentes Agentforce aplicados ao seu setor – Retalho, Indústria, Banca, Energia, Turismo, Seguros, Telecomunicações ou setor público, entre muitos outros. Haverá possibilidade de as organizações criarem os seus próprios agentes durante o evento? Claro que sim! Queremos que os participantes vejam de perto o poder da tecnologia que falamos, criando os seus próprios agentes, que irão ganhar vida para demonstrar o que é possível fazer. Saiba mais sobre o Agentforce World Tour Lisboa! |