Nova plataforma de IA com agência da Oracle quer automatizar a banca

A Oracle Financial Services apresentou uma nova plataforma com IA com agência, orientada para a inteligência artificial, que promete redefinir a forma como os bancos operam, interagem com os clientes e tomam decisões, combinando automação avançada com supervisão humana e governação ética

Nova plataforma de IA com agência da Oracle quer automatizar a banca

A Oracle anunciou uma nova geração de soluções para o setor financeiro que coloca a Inteligência Artificial (IA) no centro da atividade bancária. Revelada no Oracle Financial Services Summit, a plataforma com Inteligência Artificial (IA) com agência da Oracle integra aplicações, ferramentas de design, frameworks e agentes de IA pré-configurados, concebidos para apoiar bancos na criação de experiências mais inteligentes, personalizadas e eficientes em todos os canais.

A nova plataforma foi desenvolvida para responder aos desafios de uma banca cada vez mais digital, permitindo que as instituições financeiras compreendam melhor as necessidades dos clientes e antecipem comportamentos, seja no online banking, em dispositivos móveis ou em agências físicas. A abordagem assenta numa arquitetura que incorpora decisões e experiências baseadas em IA em todos os processos de negócio e pontos de contacto com o cliente.

Segundo a Oracle, o ecossistema de agentes de IA permite orquestrar interações em tempo real, altamente personalizadas e apoiadas por equipas humanas, mantendo o modelo “human-in-the-loop” como elemento central para garantir supervisão, confiança e conformidade regulatória. “A Oracle está a inaugurar uma nova era na banca, onde a IA vai além da automação de tarefas para gerar inteligência de negócio, agilidade e confiança à escala”, afirmou Sovan Shatpathy, senior vice president de Product Management and Development da Oracle Financial Services.

A plataforma já inclui novos agentes de experiência e de domínio para a banca de retalho, capazes de automatizar e otimizar todo o ciclo de originação de crédito. Entre estes destacam-se agentes para geração automática de brochuras de produtos, apoio inteligente ao preenchimento de candidaturas, acompanhamento proativo de pedidos e análise qualitativa para apoio à decisão de crédito, acelerando processos e promovendo maior consistência nas decisões.

Na área de cobranças, a Oracle introduziu agentes que auxiliam diretamente os gestores, automatizando tarefas críticas e reforçando a conformidade. Estes agentes são capazes de gerar automaticamente resumos de chamadas, reduzindo o tempo pós-atendimento, bem como de analisar o tom e o sentimento das interações para verificar o cumprimento de requisitos regulatórios, fornecendo feedback imediato aos colaboradores.

A Oracle Financial Services planeia disponibilizar centenas de agentes adicionais para banca de retalho e corporativa ao longo dos próximos doze meses. A empresa acredita que esta abordagem permitirá às instituições financeiras evoluir para modelos de operação mais proativos, personalizados e responsáveis, de modo a tirar partido da IA sem comprometer a governação, a ética e a confiança dos clientes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.