O impacto da IA na transformação dos negócios em 2025

A Accenture prevê que a IA trará uma revolução na forma como as empresas operam, com agentes autónomos de IA ao transformar a experiência do cliente e a força de trabalho do futuro

O impacto da IA na transformação dos negócios em 2025

De acordo com o Accenture Technology Vision 2025, a adoção acelerada de Inteligência Artificial (IA) irá redefinir a interação das empresas com os seus clientes e a forma como os trabalhadores se relacionam com as tecnologias. 77% dos inquiridos acreditam que desbloquear os reais benefícios da IA só será possível quando a tecnologia for construída sobre uma base de confiança sólida.

O relatório identifica quatro tendências emergentes que prometem impulsionar esta mudança. A primeira delas, chamada “Big Bang Binário”, prevê uma revolução na construção de sistemas digitais, com agentes de IA a ganharem autonomia para realizar tarefas complexas, o que permitirá aos negócios inovar de forma mais rápida e eficiente. A Accenture aponta como exemplo a Salesforce que adota a plataforma Agentforce para integrar agentes autónomos nos seus processos.

Outra tendência destacada no estudo é a necessidade de as empresas protegerem a sua identidade, uma vez que, à medida que os agentes de IA personalizam as interações com os clientes, as marcas podem tornar-se indistinguíveis. Em paralelo, a Accenture antecipa um novo ciclo de aprendizagem, em que pessoas e IA irão trabalhar em conjunto para expandir a autonomia e alcançar resultados.

Entre as inovações previstas, destaca-se a criação de “cérebros digitais cognitivos”, sistemas baseados em IA que funcionarão como o núcleo central da tomada de decisões nas empresas. Esses sistemas terão a capacidade de aprender com as interações e evoluir, desempenhando o papel de assistentes e até mesmo de orquestradores autónomos das operações das organizações.

Neste cenário, a confiança emerge como um fator determinante para a implementação da IA, de acordo com a Accenture. Para alcançar o nível de autonomia abordado neste estudo, as empresas precisam de garantir a cibersegurança e construir confiança tanto nas tecnologias digitais quanto nos próprios sistemas de IA. O futuro, portanto, dependerá de uma nova abordagem de confiança que envolva tanto a proteção dos dados quanto a confiança nas decisões tomadas pela IA.

No relatório, a Accenture recomenda que as empresas comecem a preparar-se para este novo paradigma, ao, em primeiro lugar, adotar novas arquiteturas tecnológicas, experimentar agentes internos e monitorizar de perto o impacto da IA nas suas operações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.