Intel prepara lançamento de novo chip de IA para data centers em 2026

O anúncio marca uma tentativa de recuperar terreno face à Nvidia e à AMD, que dominam o setor, e simboliza a reativação da estratégia de IA da empresa sob a liderança de Lip-Bu Tan

Intel prepara lançamento de novo chip de IA para data centers em 2026

A Intel anunciou que planeia lançar no próximo ano um novo semicondutor de Inteligência Artificial (IA) para data centers, num impulso para entrar no mercado de semicondutores de IA. O novo semicondutor (GPU) será otimizado para eficiência energética e suportará uma vasta gama de utilizações, como a execução de aplicações de IA ou inferência.

O Crescent Island representa a mais recente tentativa da fabricante norte-americana de chips, que se encontra em dificuldades, de capitalizar o frenesim nos gastos com IA, que gerou milhares de milhões em receitas para a AMD e a Nvidia.

Os planos da organização encontram-se em atraso em relação aos concorrentes e representam um desafio crescente que os executivos e engenheiros da Intel enfrentam para captar uma quota significativa do mercado de chips e sistemas de IA.

Lip-Bu Tan, CEO da Intel, prometeu retomar os esforços de IA da empresa, que estavam paralisados, depois de a empresa ter efetivamente arquivado projetos, como a linha de semicondutores Gaudi e o processador Falcon Shores.

O Crescent Island contará com 160 GB de uma forma de memória mais lenta do que a memória de alta largura de banda encontrada nos chips de IA para data centers da AMD e da Nvidia. O semicondutor será baseado num design que a Intel tem utilizado nos seus GPU para o consumidor. A Intel não revelou qual o processo de fabrico que o Crescent Island iria utilizar.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.