Data centers portugueses podem valer 3,7 mil milhões de euros até 2031

Estudo aponta que o setor português de data centers pode valer 3,7 mil milhões no PIB de euros até 2031, sendo uma das “forças motrizes” da economia portuguesa

Data centers portugueses podem valer 3,7 mil milhões de euros até 2031

De acordo com o estudo “Market Outlook Data Centers Portugal 2025” da Associação Portuguesa de Data Centers (Portugal DC), o setor de data centers e infraestruturas digitais tem projeções que apontam para um impacto de 3,7 mil milhões de euros no PIB nacional até 2031. A aposta neste setor cruza inovação tecnológica, energia verde e investimento internacional, colocando Portugal no mapa dos principais hubs digitais da Europa.

Este é o primeiro estudo completo sobre o mercado nacional de data centers realizado pela entidade nacional dedicada à promoção e desenvolvimento do ecossistema de data centers, numa parceria com a Pb7 Research.

Este estudo aponta, também, que o setor de data centers e infraestruturas digitais já gerou 2.800 empregos diretos e indiretos em 2024, com 670 empregos induzidos, e deverá criar mais de 9.400 postos de trabalho – diretos e indiretos – a tempo inteiro até 2031, o que contribui para um crescimento de 160 milhões para 3,7 mil milhões de euros para o PIB.

De acordo com o estudo, a posição atlântica privilegiada de Portugal torna o país no grande ponto de interligação entre os vários continentes (Europa, Américas, África e Ásia), apoiado por cabos submarinos internacionais como o EllaLink, o Equiano, o 2Africa, o Nuvem, o Medusa e o PISCES, além dos novos pontos de intercâmbio de tráfego (IXP) e da concentração de Transit Providers Tier 1.

O estudo refere que o avanço da inteligência artificial e da computação de alta densidade está a criar um nível de procura sem precedentes por infraestruturas energeticamente eficientes, e que, neste contexto, Portugal se destaca pela abundância de energia renovável, custos energéticos competitivos e disponibilidade de terrenos adequados para instalações de grande escala. Segundo o “Market Outlook Data Center Portugal 2025”, Portugal já está a ser considerado pelos operadores internacionais de cloud e de IA como uma alternativa competitiva aos mercados saturados da Europa do Norte e Central.

O estudo sublinha também que o setor português de data centers opera com um cabaz energético altamente renovável e que tem o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica até 2045 – ou seja, cinco anos antes da meta fixada pela União Europeia. Um posicionamento que poderá igualmente colocar o setor numa posição de vantagem à escala mundial, dado que se prevê que a procura elétrica combinada dos novos setores emergentes (data centers, hidrogénio verde e mobilidade elétrica) venha a atingir 8,5 TWh/ano até 2031.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.