Organizações tentam implementar IA em escala, mas violações de segurança ainda são dor de cabeça

De acordo com os dados revelados no relatório da AvePoint, as preocupações com a segurança têm levado a atrasos na implementação da Inteligência Artificial

Organizações tentam implementar IA em escala, mas violações de segurança ainda são dor de cabeça

O mais recente relatório da AvePoint, intitulado “The State of AI in 2025: Go Beyond the Hype to Navigate Trust, Security, and Value”, expõe uma lacuna entre as ambições da Inteligência Artificial (IA) e a realidade operacional da sua implementação.

Os dados agora divulgados mostram que à medida que as organizações tentam implementar IA em escala, mais de metade (75%) sofreram violações de segurança relacionadas com a IA. Desta forma, as preocupações com a segurança têm levado a atrasos de até 12 meses na implementação desta tecnologia.

O relatório de 2025, que contou com 775 entrevistados em 26 países, entre profissionais C-Level e gestores com responsabilidades de IA, gestão de informações ou segurança de dados, acompanha a evolução da experimentação de IA para a capacitação das empresas. Os dados demonstram que, apesar dos esforços generalizados de adoção da tecnologia, ainda persistem lacunas operacionais críticas em torno da segurança e da qualidade dos dados que levam a atrasos de até um ano nos lançamentos de IA para três quartos das organizações.

Barreiras à implementação

Os atrasos na implementação de IA nas organizações em análise são, em média, de quase seis meses, com algumas organizações a verificarem atrasos até 12 meses devido a problemas relacionados com a qualidade e segurança dos dados.

Entre os principais fatores que levam ao adiamento da implementação de assistentes de IA generativa estão os outputs imprecisos de IA (68,7%) e as preocupações com a segurança de dados (68,5%). 32,5% dos inquiridos no relatório identificam as alucinações de IA como a ameaça mais extrema dos assistentes de IA generativa.

Mais de metade dos inquiridos (64,2%) relatam a “falta de valor percebido” pelos funcionários como uma grande barreira de implementação, com dificuldades de articular claramente o valor que a IA cria e a necessidade de programas de capacitação de IA mais fortes.

“Estamos a observar organizações a tratarem a governança de IA como um exercício de verificação, em vez de um imperativo operacional”, afirmou Dana Simberkoff, diretora de risco, privacidade e segurança da informação da AvePoint. “A lacuna entre ter políticas e implementá-las de forma eficaz é onde ocorre a maioria dos incidentes de segurança. Este desafio torna-se exponencialmente mais crítico à medida que as organizações avançam em direção a sistemas de IA com agência que podem agir de forma independente e tomar decisões sem supervisão humana. As medidas básicas de segurança não podem acompanhar a complexidade e a expansão dos dados gerados por IA, deixando as organizações vulneráveis, a menos que evoluam nos seus modelos de governança para lidar com agentes autónomos de IA.”

O relatório revelou contradições entre a perceção das organizações sobre a prontidão da IA e a sua realidade operacional. Grande parte das organizações que participaram no relatório (90,6%) afirmam ter programas eficazes de gestão de informações, mas apenas 30,3% implementaram sistemas eficazes de classificação de dados. Entre as organizações que afirmam ter maior eficácia na gestão de informações (52,4%), 77,2% ainda sofreram incidentes de segurança de dados, revelando que a prontidão percebida não se traduz em proteção real. Quase metade (43,4%) estão a trabalhar ativamente em políticas de IA, demonstrando que a governança permanece como uma iniciativa interativa.

Gerir dados na era da IA

O relatório revela que as organizações enfrentam um desafio de gestão de dados sem precedentes. Quase 20% das organizações esperam que a IA generativa crie mais de metade dos seus dados em 12 meses, num momento em que as taxas atuais de crescimento de dados devem aumentar para 31,6% no próximo ano.

No entanto, 70,7% dos dados organizacionais têm mais de cinco anos, o que se reflete em problemas significativos de qualidade de dados de treino para sistemas de IA.

“O crescimento exponencial do conteúdo gerado por IA está a mudar fundamentalmente a forma como as organizações devem abordar a segurança e a governança de dados”, revela John Peluso, diretor de tecnologia da AvePoint.

Investimentos estratégicos

Apesar dos desafios, as organizações respondem com investimento: mais de metade (64,4%) das empresas estão a aumentar o investimento em ferramentas de governança de IA e 54,5% estão a aumentar o os investimentos em ferramentas de segurança de dados.

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