Falha na Cloudflare afeta milhares de utilizadores a nível mundial

A Cloudflare confirmou entretanto que o incidente está resolvido após a aplicação de um fix definitivo, avançando agora para uma fase de monitorização para assegurar a estabilidade total dos serviços. As falhas na rede condicionaram o acesso a plataformas como o Canva, o X e o ChatGPT

Falha na Cloudflare afeta milhares de utilizadores a nível mundial

A Cloudflare registou esta terça-feira interrupções dos seus serviços de rede, impactando sites e plataformas a nível mundial, com os utilizadores a depararem-se com mensagens com o erro 500.

A degradação generalizada de serviços começou às 11h48 e afetou múltiplas camadas da infraestrutura da Cloudflare. O incidente impactou, inicialmente o WARP, Cloudflare Access e applications services, como Workers, Pages e CDN.

De acordo com a página de status da Cloudflare, o problema “foi identificado” às 13h09. Às 13h58, a empresa afirmou que "continua a trabalhar para restaurar o serviço”. “Estamos a trabalhar para compreender o impacto e mitigar o problema. Mais atualizações brevemente”, pode ainda ler-se no site.

Durante a investigação do problema, a empresa desativou temporariamente o acesso WARP em Londres às 13h04 (hora de Portugal), o que sugere problemas de routing ou saturação localizados com potencial impacto em cascata na rede global. O WARP e o ACCESS recuperaram às 13h13 após mudanças de configuração não especificadas, mas os application services mantêm-se degradados mais de duas horas após o início do incidente.

Às 14h34, a Cloudflare reportou a recuperação dos serviços de dashboard após a implementação de correções, permitindo que os clientes voltem a aceder à interface de gestão. No entanto, os application services mantêm-se com impacto generalizado, o que significa que o Workers, o Pages, o CDN e outros serviços edge continuam degradados quase três horas após o início do incidente.

Às 14h42, a Cloudflare declarou o incidente como resolvido após implementação de um fix definitivo, entrando em fase de monitorização para confirmar a estabilidade completa dos serviços. O incidente durou aproximadamente três horas desde a deteção inicial, com recuperação faseada (WARP e Access às 13h13, dashboard às 14h34 e application services às 14h42).

Até ao momento, a Cloudflare não divulgou ainda detalhes técnicos sobre a causa ou natureza da correção implementada.

O incidente impediu o acesso de milhares de utilizadores a plataformas como o Canva, a rede social X (antigo Twitter) e o ChatGPT, com os utilizadores a reportarem constrangimentos através do Downdetector, a plataforma que acompanha os status de vários sites.

A interrupção de serviços na Cloudflare acontece após o recente episódio da disrupção na AWS que impactou milhares de sites e aplicações a nível global.

Notícia atualizada às 14h41 e 14h49 com informações fornecidas publicamente pela Cloudflare

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.