Atuais implementações de blockchain terão de ser repostas em 2021

A Gartner prevê que 90% das atuais plataformas empresariais de blockchain vão precisar de ser substituídas até 2021. Simultaneamente, o mercado fragmentado de blockchain está a tornar as escolhas de tecnologia difíceis para os decisores de IT

Atuais implementações de blockchain terão de ser repostas em 2021

Até 2021, 90% das atuais implementações de plataformas blockchain corporativas vão exigir uma substituição dentro de 18 meses para permanecerem competitivas, seguras e evitarem ser obsoletas, de acordo com a Gartner.

"As plataformas blockchain são plataformas emergentes e, neste ponto, quase indistinguíveis em alguns casos da tecnologia de blockchain principal", disse Adrian Lee, diretor de pesquisa do Gartner. “Muitos CIO superestimam as capacidades e benefícios de curto prazo de blockchain como uma tecnologia para ajudá-los a alcançar os seus objetivos de negócios, criando assim expectativas irreais ao avaliar ofertas de fornecedores de plataformas e provedores de serviços blockchain”.

Atualmente, o mercado de plataformas blockchain é composto por ofertas fragmentadas que frequentemente se sobrepõem ou estão sendo usadas de forma complementar, tornando as escolhas tecnológicas confusas para os decisores de IT.

“A combinação deste desafio é o facto de os fornecedores de plataformas blockchain geralmente usarem mensagens que não vinculam aos casos de uso e aos benefícios de negócios de um comprador-alvo. Por exemplo, 'transações' foi o termo mais mencionado em relação a blockchain, seguido por 'seguro' e 'segurança'. Embora estas possam ser funções da tecnologia de blockchain, os compradores ainda estão confusos sobre como é que essas funções são alcançadas ou que benefícios a blockchain adiciona em comparação com os processos existentes", explicou o diretor de pesquisa.

No entanto, à medida que aumenta o interesse das empresas pela tecnologia blockchain, o número de fornecedores de plataformas blockchain continua a aumentar. “Devido à falta de um consenso da indústria sobre o conceito do produto, o conjunto de recursos, os principais requisitos de aplicação e o mercado-alvo, não esperamos que haja uma única plataforma blockchain dominante nos próximos cinco anos. Em vez disso, esperamos que surja um mundo multiplataforma”, refere Lee.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.