Iniciativas de cadeia de valor baseadas em blockchain ainda são escassas

Blockchain continua a ser um tópico popular, mas os líderes das cadeias de valor não estão a conseguir encontrar use cases adequados

Iniciativas de cadeia de valor baseadas em blockchain ainda são escassas

Até 2023, 90% das iniciativas da cadeia de valor baseadas em blockchain vão sofrer de "fadiga de blockchain" devido à falta de use cases fortes, refere a Gartner.

Uma pesquisa de tecnologia da cadeia de valor da Gartner sobre os desejos e necessidades dos utilizadores constatou que apenas 19% dos entrevistados classificaram blockchain como uma tecnologia muito importante para os seus negócios e apenas 9% iriam investir. Isto ocorre principalmente porque os projetos de blockchain aplicados à cadeia de valor são muito limitados e não correspondem ao entusiasmo inicial pela aplicação da tecnologia na gestão da cadeia de valor.

“Os projetos blockchain da cadeia de valor têm se concentrado principalmente na verificação da autenticidade, melhorando a rastreabilidade e a visibilidade, e melhorando a confiança transacional”, disse Alex Pradhan, analista principal de pesquisa da Gartner. “No entanto, a maioria permaneceu como projetos pilotos devido a uma combinação de imaturidade tecnológica, falta de padrões e um mal-entendido de como blockchain poderia, ou deveria, realmente ajudar a cadeia de valor. Inevitavelmente, isto está a causar uma fadiga no blockchain no mercado”.

A natureza inovadora de blockchain torna quase impossível para as organizações identificar e direcionar use cases específicos de alto valor. Em vez disso, as empresas são forçadas a executar vários pilotos de desenvolvimento usando tentativa e erro para encontrar aqueles que possam fornecer valor. Além disso, o ecossistema do fornecedor não está totalmente formado e está a lutar para estabelecer o domínio do mercado. Outro desafio é que as organizações da cadeia de valor não podem comprar uma solução de blockchain pronta para utilização.

“Sem um mercado vibrante para aplicações comerciais de blockchain, a maioria das empresas não sabe como avaliar soluções, especialmente à medida que a paisagem do mercado evolui rapidamente”, explicou Pradhan. “Além disso, as criações atuais oferecidas pelos fornecedores de soluções são híbridas complicados de tecnologias convencionais de blockchain. Isso adiciona mais complexidade e confusão, tornando muito mais difícil para as empresas identificar os casos apropriados de uso da cadeia de valor”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.