Proteger a blockchain contra fraudes e ataques

Já é possível que as ICO e as trocas de criptomoedas recebam serviços personalizados, como revisão do código do smart contract, avaliação da segurança de aplicações e site e formação para consciencialização em segurança

Proteger a blockchain contra fraudes e ataques

A indústria de blockchain e o mercado de criptomoedas têm-se desenvolvido rapidamente e constituem hoje uma parte significativa da economia global. A capitalização do mercado total da moeda digital é calculada em 380 milhões de euros e, de acordo com a PwC, mais de 20 milhões de euros foram recolhidos através das ICO em 2018.

Apesar de blockchain ter sido inicialmente visto como uma tecnologia segura, existem já várias ameaças e riscos de segurança cibernética à volta da economia criptográfica. Nos últimos dois anos, os especialistas da Kaspersky Lab estiveram atentos às cópias de phishing de um site popular de ICO, aos ataques direcionados a empresas de troca de criptografia, ao adware destinado a roubar criptomoedas e outros vetores de ataque.

Para ajudar as empresas de blockchain e criptografia a superar estes desafios, a Kaspersky Lab oferece agora dois serviços que têm em consideração as especificidades do funcionamento desses modelos de negócios e o ciclo de vida das ofertas de token e das trocas de criptografia.

Os serviços Kaspersky Lab Blockchain Security incluem uma proteção contra phishing para fornecer alertas quando são produzidas cópias falsas de trocas de criptografia; e ICO, um serviço de resposta a incidentes e formação de consciencialização em segurança cibernética, para melhorar o nível geral de higiene de segurança cibernética e evitar que a empresa não seja vítima de ataques de engenharia social.

Para trocas de criptografia que possuem medidas básicas de segurança cibernética, a Kaspersky Lab fornece melhorias adicionais, incluindo detetar transações blockchain potencialmente fraudulentas para evitar lavagem de dinheiro, e, ainda, identificar e responder automaticamente a ataques direcionados.

Para estas trocas de criptografia foi criado um Centro de Operação de Segurança interno e a Kaspersky Lab oferece feeds de Dados de Ameaça, juntamente com uma formação em segurança e programas de consciencialização para as equipas de operação de segurança, destinados a melhorar as capacidades forenses e de deteção.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.