Reino Unido prepara-se para classificar Apple e Google como empresas com estatuto estratégico de mercado

Regulador da concorrência planeia atribuir 'Estatuto Estratégico de Mercado' às gigantes tecnológicas, abrindo a porta a intervenções para promover a concorrência

Reino Unido prepara-se para classificar Apple e Google como empresas com estatuto estratégico de mercado

O regulador da concorrência do Reino Unido (CMA) anunciou que planeia designar a Apple e a Google com o “Estatuto Estratégico de Mercado” (SMS), uma medida que intensifica o escrutínio sobre o que descreve como o seu duopólio nos ecossistemas móveis.

A decisão surge na sequência das conclusões de uma investigação da CMA, que apurou que os mercados relacionados com os navegadores de internet móvel não estavam a funcionar bem para os consumidores ou para as empresas. O Safari, da Apple, e o Chrome, da Google, dominam de forma esmagadora o mercado nos dispositivos iOS e Android, respetivamente.

As plataformas móveis da Apple e da Google são cruciais para a economia do Reino Unido, mas a nossa investigação identificou oportunidades para mais inovação e escolha”, refere Sarah Cardell, diretora da CMA. “As ações direcionadas e proporcionais que definimos hoje permitirão que os programadores de aplicações do Reino Unido se mantenham na vanguarda da inovação global”.

A designação de “Estatuto Estratégico de Mercado” (SMS) permite à CMA impor intervenções a uma empresa, como exigir a adoção de comportamentos específicos para garantir a concorrência leal e abrir o mercado a novos concorrentes.

A decisão final sobre ambas as designações será tomada até 22 de outubro. O regulador já publicou propostas sobre possíveis ações futuras como parte destas investigações.

Tanto a Apple como a Google já se manifestaram contra as propostas da CMA. A Google classificou a medida como “dececionante e injustificada”.

É crucial que qualquer nova regulamentação seja baseada em evidências, proporcional e não se torne um obstáculo ao crescimento no Reino Unido”, afirma Oliver Bethell, Diretor Sénior de Concorrência da Google.

Por sua vez, a Apple manifestou preocupação de que as novas regras possam prejudicar as proteções de privacidade e segurança que os seus utilizadores esperam.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.