Microsoft só suportará PCs de nova geração que tenham Windows 10

A Microsoft fez uma atualização à sua política de suporte e indicou que os PC domésticos que tenham novas arquiteturas de processadores, onde se incluem os Skylake, da Intel, só vão poder funcionar com Windows 10. Nas empresas, o suporte permanece num conjunto restrito de dispositivos.

Microsoft só suportará PCs de nova geração que tenham Windows 10

O ciclo de vida de dez anos de suporte da Microsoft, para os sistemas operativos, tem contribuído para que as empresas não se atualizem tão rapidamente quanto os utilizadores domésticos.

Esta política está, no entanto a sofrer alterações, com a integração de novos requisitos de hardware para o suporte de pré-lançamentos do Windows 10.

A nível do Windows 7, o suporte vai continuar a ser efetuado até 14 de janeiro de 2020, enquanto o Windows 8.1 terá suporte até dia 10 de janeiro de 2023. Embora estas datas estejam definidas, a política de suporte da Microsoft estará disponível para versões mais antigas do Windows apenas em gerações anteriores de processadores.

A nova política está dividida em fases, a começar com os sistemas baseados nos recentes CPUs da sexta geração da Intel, Skylake. Os dispositivos para o mercado doméstico que tenham Skylake, para terem suporte, deverão integrar obrigatoriamente o Windows 10.

No mercado empresarial, o cenário é um pouco diferente, pelo menos por agora. Para as empresas que adquirirem novo hardware baseado nos processadores Skylake e que pretendam utilizar versões anteriores do Windows, a Microsoft elaborou uma lista de dispositivos específicos com Skylake que terão suporte para Windows 7 e 8.1. Esse suporte estará disponível por um período de 18 meses, até 17 de julho de 2017, data após a qual os clientes empresariais deverão fazer o upgrade para Windows 10.

Alguns dos dispositivos que constam na primeira versão desta lista são o Dell Latitude 12, Latitude 13 7000 Ultrabook, e o XPS 13; o EliteBook Folio da HP e o EliteBook 1040 G3; o ThinkPad T460s, assim como os modelos X1 Carbon e P70, da Lenovo.

A lista continuará a ser atualizada, segundo a Microsoft. A ideia é garantir aos clientes empresariais que estes modelos terão um desempenho particularmente bom com Windows 10, numa era de atualizações contínuas do sistema operativo.

Para as empresas que ainda estão em fase de migração para o Windows 10, estes modelos têm um "período de carência" de 18 meses, durante o qual as versões mais antigas do sistema operativo recebem suporte total.

Os clientes empresariais que queiram continuar a utilizar versões anteriores do Windows depois de julho de 2017 têm outras opções, baseadas noutras gerações de processadores da Intel, tais como a linha Broadwell e a Haswell.
Estes sistemas irão obter suporte para sistemas operativos pré-Windows.

A Microsoft indica no blogue post que está a haver "uma procura sem precedentes" por parte dos clientes empresariais, em relação ao Windows 10. Ao que parece, os clientes empresariais estão sobretudo interessados nos novos recursos de segurança, tais como o Windows 10 Credential Guard, que utiliza a virtualização do hardware para proteger as credenciais pessoais de ataques.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.