Samsung e Microsoft unidas em torno da IoT?

Não existe um acordo formal, mas uma declaração comum de intenções, revelada quando o responsável de Windows da Microsoft subiu ao palco da conferência do CES em que a Samsung deu a conhecer a sua visão para a IoT

Samsung e Microsoft unidas em torno da IoT?

Alguma imprensa internacional chegou a dar conta de que havia uma parceria entre os gigantes tecnológicos para que o Windows 10 fosse a plataforma dos dispositivos de IoT da Samsung, mas nada foi oficialmente anunciado. Tudo porque durante a apresentação de WP Hong no CES, presidente da unidade de business solutions da Samsung, dedicada à estratégia do fabricante para a IoT, dois representantes da Microsoft (um deles o responsável de dispositivos e Windows da Microsoft, Terry Myerson ) subiram ao palco para demonstrar o que poderia acontecer se existisse uma colaboração real entre a Microsoft e a Samsung.

A verdade, porém, é que se tratou mais de uma declaração comum de intenções de colaboração em torno da inovação. A existir acordo, ainda não foi oficialmente anunciado.

IoTivity, a estratégia da Samsung

WP Hong delineou as ambições da Samsung em relação à IoT, dando a conhecer novos componentes, nomeadamente uma bateria ultra-fina, e com capacidade elevada e flexível, e um Bio-Processador, um chip all-in-one para a área da saúde que é extremamente pequeno e “poderoso”, nas palavras da tecnológica. O objetivo é “levar inteligência aos dispositivos que povoam o nosso quotidiano”, segundo Hong.

O responsável pela unidade de business solutions enumerou o número crescente de dispositivos e appliances Samsung que estão preparadas para serem IoT hubs nas Smart Homes, funcionando com o ecossistema SmartThings.

Durante a conferência, Hong assegurou que a estratégia da Samsung passa por promover “abertura, interoperabilidade e colaboração transversal às várias indústrias” – caraterísticas determinantes para o sucesso da Internet of Things.

Conetividade seamless com outros dispositivos IoT é um desses fatores. Foi a este propósito que Hong revelou que a Samsung está a trabalhar com parceiros da indústria no Open Interconnect Consortium com o objetivo de criar a IoTivity, um enquadramento de conetividade aberta.  

A Samsung acredita numa abordagem assente em parcerias abertas, tendo apresentado por isso uma API Samsung Smart Home Cloud, que permite integrar qualquer appliance doméstica de IoT em qualquer ecossistema. “Libertar o valor da IoT é uma oportunidade fantástica para todos nós: como consumidores, como empresas e como sociedade”, referiu WP Hong. “Quando todos colaborarmos, a IoT ficará sincronizada com a vida real”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.