Europa em risco de ficar para trás na corrida da IA

Presidente do Banco Central Europeu avisa que a Europa está a repetir o erro de chegar tarde às grandes mudanças tecnológicas e que a inércia na adoção de IA pode comprometer a competitividade do continente

Europa em risco de ficar para trás na corrida da IA

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, avisou que a Europa está a comprometer o seu próprio futuro ao falhar o momento decisivo da Inteligência Artificial (IA), insistindo que os obstáculos que travam a difusão desta tecnologia têm de ser removidos rapidamente. O alerta surge numa altura em que os Estados Unidos e a China aceleram investimentos.

No seu discurso durante o Euro Finance Week, na Bratislava, a responsável reconheceu que a Europa já perdeu a oportunidade de assumir o papel de pioneira em IA, um erro que considera resultado da lentidão com que o bloco aderiu à última vaga de transformação digital. Para a responsável, o risco passa por deixar passar a nova onda tecnológica e colocar em causa a capacidade económica europeia no setor.

A presidente do BCE sublinhou que a União Europeia, sendo composta por 27 países não pode limitar-se a comprar soluções de IA produzidas por gigantes estrangeiros, já que isso agravaria a dependência europeia de fornecedores externos. Para evitar este cenário, defende que o bloco precisa de “diversificar partes críticas da cadeia de fornecimento de IA e evitar pontos únicos de falha. Nas camadas fundamentais, como a capacidade de computação baseada em chips e centros de dados, devemos manter uma capacidade mínima”.

Christine Lagarde argumenta também que a reposta europeia exige interoperabilidade e normas abertas que promovam concorrência real, energia a preços mais baixos, regulação mais uniforme e um mercado de capitais integrado capaz de assumir risco.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.