Procura por recursos para suportar inteligência artificial é insustentável

White paper mostra como a IA pode ajudar a resolver desafios, mas a eficiência dos recursos deve ser incorporada nos sistemas desde o início

Procura por recursos para suportar inteligência artificial é insustentável

O mais recente white paper da NTT Data destaca a necessidade urgente de integrar a sustentabilidade em todas as fases do desenvolvimento e implementação da Inteligência Artificial (IA), como forma de mitigar o impacto ambiental desta tecnologia. A adoção de soluções para uma IA sustentável é uma responsabilidade corporativa e uma oportunidade estratégica para gerar valor duradouro, reforçar a resiliência organizacional e reduzir o consumo de recursos essenciais, diz a empresa.

A análise, intitulada “Sustainable AI for a Greener Tomorrow”, ilustra o crescente impacto ambiental da inteligência artificial e propõe um caminho para a inovação sustentável. Esta tecnologia exige enormes volumes de eletricidade para responder às crescentes necessidades computacionais, como o treino de modelos de linguagem de grande escala, a execução de pipelines de inferência e a manutenção de serviços permanentemente ativos.

Os investigadores preveem que, até 2028, as cargas de trabalho associadas à IA sejam responsáveis por mais de 50% do consumo energético dos centros de dados. Outros impactos ambientais significativos incluem o consumo de água dirigido para os sistemas de arrefecimento desses centros, o lixo eletrónico e a extração de minerais raros para a produção de hardware.

Os autores do estudo defendem a adoção de objetivos de sustentabilidade holísticos, e não apenas métricas convencionais de desempenho da inteligência artificial, como precisão e velocidade. A eficiência deve ser uma prioridade, não apenas como um compromisso, mas como um princípio fundamental de design.

O consumo energético, as emissões de carbono e a pegada hídrica da IA precisam de métricas padronizadas e verificáveis. Referenciais da indústria como o “AI Energy Score” e o “Software Carbon Intensity (SCI) for AI” oferecem formas de integrar a sustentabilidade nos protocolos de governação, aquisição e conformidade.

Uma IA sustentável exige uma abordagem focada no ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas e produção de hardware até à implementação dos sistemas e ao seu descarte final. Etapas importantes incluem o prolongamento da vida útil do hardware, a otimização dos sistemas de arrefecimento e a aplicação de princípios da economia circular.

A responsabilidade está amplamente distribuída, incluindo fabricantes de hardware, operadores de centros de dados, programadores de software, fornecedores de cloud, decisores políticos, investidores e consumidores. A cooperação intersectorial é essencial para uma mudança sistémica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.