Inferência de IA e evolução das redes: a próxima fase de transformação digital

Segundo a Colt, 2026 marcará a integração plena da IA nos ambientes de IT, o crescimento do NaaS impulsionado por cargas inteligentes e a adoção de modelos de IA soberana por organizações e governos

Inferência de IA e evolução das redes: a próxima fase de transformação digital

A Colt anunciou as principais tendências tecnológicas e de mercado que deverão dominar a agenda dos CIO em 2026. Com base na opinião dos clientes, a empresa antecipa que a inferência de Inteligência Artificial (IA), a evolução do NaaS para NaaS 2.0 e a segurança quântica irão moldar o panorama tecnológico das empresas nos próximos 12 meses.

As empresas continuam a realizar grandes investimento em IA, mas o retorno financeiro (ROI), a criação de valor e a monetização constituem desafios difíceis de superar. O estudo da Colt demonstra que uma em cada cinco empresas em todo o mundo investe já 750 mil dólares anuais, enquanto, de acordo com um estudo do MIT, 95% dos inquiridos afirmaram não ver qualquer retorno dos seus investimentos.

De acordo com as previsões da Colt, em 2026 a inferência de IA atingirá um novo nível de maturidade, passando da fase da experimentação para a da integração no ambiente de IT das empresas, extraindo informações e procedendo a descobertas e previsões, permitindo a tomada de decisões mais inteligentes e contextualizadas em tempo real. A McKinsey prevê que a inferência da IA venha a representar a maioria das cargas de trabalho de IA até 2030.

As cargas de IA transmitidas pelos cabos transatlânticos aumentarão em 2026 e estima-se que cresçam dos atuais 8% de capacidade total para 30% até 2035, aumentando a pressão nas rotas mundiais.

Em 2026, o conceito de IA soberana irá ganhar cada vez mais relevância e tornar-se-á uma prioridade para os CIO, à medida que países e organizações procuram desenvolver e operar os seus próprios sistemas de IA, sustentados pelos seus próprios dados, infraestruturas, equipas e regras.

Segundo a Colt, o mercado NaaS continua a crescer, impulsionado por fatores como a IA, o edge computing, a adoção da cloud e a necessidade de as empresas se tornarem mais flexíveis e ágeis no contexto de um mercado global cada vez mais volátil. O estudo da Colt revela que 58% dos 1.500 CIO inquiridos para este estudo estão já a aumentar a utilização de funcionalidades de NaaS devido às crescentes exigências da IA.

Os CIO são pressionados para proteger os dados e as infraestruturas das suas empresas dos riscos emergentes. Com os governos e as empresas a compreenderem melhor todo o potencial inerente à computação quântica, as atenções e os investimentos viram-se agora para a segurança quântica.

A Forrester prevê que os investimento em segurança quântica venham a ultrapassar 5% do orçamento total das empresas para as IT em 2026. Por seu turno, a The Quantum Insider estima que o mercado da segurança quântica atingirá os 10 mil milhões dólares, crescendo mais de 50% ao ano até 2030.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.