Cloudflare aposta em segurança, IA responsável e inclusão digital para “uma internet melhor”

O Relatório de Impacto 2025 revela bloqueio de milhares de milhões de ataques por mês e novas ferramentas gratuitas para jornalistas e organizações sem fins lucrativos perante a utilização de conteúdos por sistemas de IA

Cloudflare aposta em segurança, IA responsável e inclusão digital para “uma internet melhor”

A Cloudflare publicou o seu quinto Relatório de Impacto anual, destacando o reforço do seu papel na proteção das instituições democráticas contra ciberameaças, no empoderamento de jornalistas e organizações sem fins lucrativos face à utilização de conteúdos por sistemas de Inteligência Artificial (IA) e na promoção da inclusão digital e do desenvolvimento económico através de um melhor acesso à tecnologia.

A nossa missão, ajudar a construir uma internet melhor, é a força motriz por detrás de tudo o que fazemos”, afirma Matthew Prince, cofundador e CEO da Cloudflare, citado no relatório.

O Relatório de Impacto 2025 evidencia um aumento significativo da intervenção da empresa na proteção da Internet, da democracia e do interesse público. No âmbito do Projeto Galileo, a Cloudflare assegurou a proteção de mais de 3.000 propriedades vulneráveis em mais de 120 países, bloqueando, em média, 9,9 mil milhões de ataques cibernéticos por mês. Entre estes ataques inclui-se um volume recorde direcionado a órgãos de comunicação social independentes.

No apoio ao jornalismo e ao setor sem fins lucrativos, a empresa passou a disponibilizar gratuitamente ferramentas avançadas de Gestão de Bots e Controlo de Rastreadores de IA. Estas soluções permitem que meios de comunicação independentes protejam o seu conteúdo original e tenham maior controlo sobre a forma como este é utilizado por sistemas de Inteligência Artificial.

A segurança eleitoral foi outro dos pilares do relatório. A Cloudflare apoiou a proteção de processos eleitorais em 33 estados norte-americanos e sete países. Apenas entre setembro e novembro de 2024, a empresa bloqueou cerca de 200 milhões de ataques DDoS contra infraestruturas eleitorais, incluindo durante as eleições parlamentares na Moldávia, que foram alvo de campanhas de influência estrangeira.

No domínio ambiental, a Cloudflare cumpriu o seu compromisso climático ao compensar cerca de 31 mil toneladas métricas de CO2e, neutralizando todas as emissões associadas à sua rede até 2018. Em paralelo, a empresa reforçou o investimento no futuro do setor tecnológico, anunciando a contratação de 1.111 estagiários até 2026, com um forte enfoque na aplicação prática e criativa da Inteligência Artificial.

No total, através dos seus programas de impacto, a Cloudflare forneceu mais de 19 milhões de dólares em produtos e serviços doados em 2025, consolidando a sua estratégia de responsabilidade social e tecnológica à escala global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.