Os providers de tecnologia e serviços que não adotarem estratégias de gestão de produtos com base no digital correm um grande risco de disrupção dentro dos próximos dois anos, avisam os analistas da Gartner
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“Independentemente de se tratarem de providers de software, hardware, soluções ou serviços, o digital product management é uma nova competência a que não se pode escapar,” refere Lars Van Dam, Research Vice President da Gartner. “Organizações que adotem e invistam nestas soluções estarão melhor preparados para capitalizar com as mudanças do mercado e disrupções”. Esta ‘disciplina’ é emergente e estende-se para lá do papel tradicional do gestor de produto. Inclui princípios de design, insights quantitativos que servem à visão de produto, direção, decisões de trade-off e uma experiência de consumidor diferenciada. Pesquisas recentes da Gartner mostram que apenas 16% dos product managers usam uma estratégia definida para comunicar decisões importantes. A maioria das organizações investem em excesso na gestão de produto, em detrimento da estratégia, design e análise quantitativa. A Gartner identificou cinco principais estratégias de sucesso no digital product management: decisões baseadas em dados, desenhar produtos e serviços com base na experiência do cliente, diferenciar produtos através das oportunidades digitais, desenhar por cima das ferramentas de gestão já existentes o impacto da transformação tecnológica e disrupção, e entregar produtos e serviços através de canais digitais inovadores. Menos de 2% das empresas têm as cinco capacidades implementadas nos seus ecossistemas, um número que deve crescer para 35% em 2023, prevê a Gartner. |