Quem não adotar ferramentas digitais de gestão de produto vai ficar para trás, avisa a Gartner

Os providers de tecnologia e serviços que não adotarem estratégias de gestão de produtos com base no digital correm um grande risco de disrupção dentro dos próximos dois anos, avisam os analistas da Gartner

Quem não adotar ferramentas digitais de gestão de produto vai ficar para trás, avisa a Gartner

“Independentemente de se tratarem de providers de software, hardware, soluções ou serviços, o digital product management é uma nova competência a que não se pode escapar,” refere Lars Van Dam, Research Vice President da Gartner. “Organizações que adotem e invistam nestas soluções estarão melhor preparados para capitalizar com as mudanças do mercado e disrupções”.

Esta ‘disciplina’ é emergente e estende-se para lá do papel tradicional do gestor de produto. Inclui princípios de design, insights quantitativos que servem à visão de produto, direção, decisões de trade-off e uma experiência de consumidor diferenciada.

Pesquisas recentes da Gartner mostram que apenas 16% dos product managers usam uma estratégia definida para comunicar decisões importantes. A maioria das organizações investem em excesso na gestão de produto, em detrimento da estratégia, design e análise quantitativa.

A Gartner identificou cinco principais estratégias de sucesso no digital product management: decisões baseadas em dados, desenhar produtos e serviços com base na experiência do cliente, diferenciar produtos através das oportunidades digitais, desenhar por cima das ferramentas de gestão já existentes o impacto da transformação tecnológica e disrupção, e entregar produtos e serviços através de canais digitais inovadores.

Menos de 2% das empresas têm as cinco capacidades implementadas nos seus ecossistemas, um número que deve crescer para 35% em 2023, prevê a Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.