Primeiro-ministro britânico reúne-se com CEO de empresas de inteligência artificial para discutir regulamentação

O governo britânico demonstrou já preocupação com a potencial ameaça no desenvolvimento da IA “superinteligente” sem as medidas de segurança necessária

Primeiro-ministro britânico reúne-se com CEO de empresas de inteligência artificial para discutir regulamentação

O Reino Unido tem demonstrado uma crescente preocupação com os riscos associados à inteligência artificial (IA).

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, encontrou-se na passada semana com os CEO da OpenAI (criadora do ChatGPT), da Google DeepMind e da Anthropic para discutir ações conjuntas que garantam o desenvolvimento seguro e responsável da inteligência artificial.

Entre os principais temas em cima da mesa em Downing Street estiveram a desinformação, a segurança nacional, as possíveis medidas de segurança a tomar e os possíveis caminhos para uma colaboração internacional ao nível da segurança e da regulamentação.

Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro britânico reconhece a potencial ameaça no desenvolvimento de uma IA “superinteligente” que não tenha as salvaguardas necessárias.

Já em março, o governo britânico tinha proposto cinco princípios que serviriam como guia para regular a IA. No passado mês de abril, foi anunciada a Foundation Modelo Taskforce, com o objetivo de desenvolver modelos de inteligência artificial.

Os CEO chegaram a acordo para trabalhar com o governo britânico para garantirem que o Reino Unido acompanha esta mudança, trabalhando também em conjunto com a Foundation Model Taskforce sobre questões de segurança.

Sam Altman, CEO da OpenAI, reforçou junto dos líderes mundiais a necessidade de estabelecer um organismo internacional que regule e limite a velocidade com que a IA é desenvolvida.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.