Lei da Inteligência Artificial na UE: em que ponto estamos?

A proposta de lei surgiu pela mão da Comissão Europeia em abril de 2021. O documento inclui um sistema de classificação com quatro níveis de risco sobre o perigo da IA para a saúde e em termos de segurança: risco inaceitável, elevado, limitado e mínimo

Lei da Inteligência Artificial na UE: em que ponto estamos?

O crescimento e desenvolvimento da inteligência artificial obrigaram já a União Europeia a repensar num regulamento, sobretudo ao nível jurídico.

Designada Lei da Inteligência Artificial, esta proposta de legislação pretende reforçar as regras sobre dados, transparência e supervisão, assim como abordar questões éticas e implementação nos mais variados setores, explica o Fórum Económico Mundial. 

Esta lei, que foi inicialmente proposta pela Comissão Europeia em abril de 2021, encontra-se a ser discutida atualmente no Parlamento Europeu.

Da proposta faz ainda parte um sistema de classificação com quatro níveis de risco sobre o perigo da tecnologia para a saúde, segurança e direitos fundamentais – inaceitável, elevado, limitado e mínimo.

  • Risco inaceitável – São proibidos, com poucas exceções. Neste ponto estão incluídos sistemas de identificação biométrica, em espaços públicos e em tempo real;
  • Risco limitado e mínimo – Podem ser usados com poucos requisitos, para além das questões de transparência;
  • Alto risco – Inclui veículos autónomos, dispositivos médicos e máquinas associadas a infraestruturas críticas. Os seus utilizadores devem aderir a um conjunto de regulamentos onde estão incluídos testes rigorosos, documentação sobre os dados e uma estrutura de responsabilidade. A proposta inclui ainda regulamentos para a chamada IA de uso geral, indicada para diferentes fins e com diferentes graus de risco. Aqui encontramos tecnologias como o ChatGPT.

Thierry Breton, comissário europeu para o Mercado Interno da UE, afirma que esta proposta de lei pretende “fortalecer a posição da Europa como um centro global de excelência em IA, do laboratório ao mercado, garantir que a IA na Europa respeita os nossos valores e regras e aproveitar o potencial da IA para uso industrial”.

O documento prevê multas até 30 milhões de euros ou 6% da receita global, no caso das empresas.

“Preparadas para o futuro e favoráveis à inovação, as nossas regras intervirão sempre que estritamente necessário: quando a segurança e os direitos fundamentais dos cidadãos da UE estiverem em jogo”, afirmou Margrethe Vestager, Comissária Europeia para a Concorrência.

A lei tem também como proposta a criação de um Conselho Europeu de Inteligência Artificial para supervisionar a implementação do regulamento e garantir a aplicação da lei de forma uniforme no bloco comunitário.

De acordo com a proposta da legislação, “o Conselho deve refletir os vários interesses do ecossistema de IA e ser composto por representantes dos Estados-Membros”.

Após o parecer do Parlamento Europeu sobre a sua posição, é altura de se iniciarem as negociações interinstitucionais da União Europeia de forma a aplicar a ler, cuja implementação poderá variar.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.