Inteligência artificial generativa pode colocar 300 milhões de empregos em risco nos EUA e na Europa

O relatório do grupo financeiro Goldman Sachs revela que os empregos administrativos e jurídicos correm maior risco, comparativamente a trabalhos que exigem mais esforço físico, como é o casod a área da construção e da manutenção

Inteligência artificial generativa pode colocar 300 milhões de empregos em risco nos EUA e na Europa

A inteligência artificial responsável pela criação de conteúdos será capaz de substituir dois terços dos empregos nos EUA e na União Europeia, revela um relatório do grupo financeiro Goldman Sachs. Traduzidos, podem estar em causa 300 milhões de postos de trabalho.

O estudo revela que 46% dos empregos administrativos e 44% dos empregos jurídicos poderão ser substituídos pela inteligência artificial. No caso dos empregos que exigem mais esforço físico, como é o caso da área da construção e manutenção, estes serão menos impactados, apenas 6% e 4%, respetivamente. 

A fonte citada também afirma que a IA generativa poderia ajudar a impulsionar o crescimento anual da produtividade do trabalho no mercado dos EUA em cerca de 1,5% em mais de uma década.

Para além da ajuda à produtividade, os sistemas de inteligência artificial de criação de conteúdos podem ser um meio de alcançar o crescimento económico, uma vez que apresenta o potencial de contribuir para o aumento do PIB global anual em 7% num período de dez anos.

O impacto da IA na nossa vida

A inteligência artificial veio para ficar e prova disso é o facto de continuar a ter grande impacto nas vidas de todos nós. De acordo com o mesmo estudo, a automação cria um grande impacto na maioria das atividades e cerca de metade das atividades dos mais variados setores serão impactadas, de uma ou de outra forma.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.