Inteligência artificial cria “experiência mais humana” nos produtos e serviços

Segundo especialistas, a utilização de inteligência artificial tem vindo a ser um aliado de experiências mais humanizadas

Inteligência artificial cria “experiência mais humana” nos produtos e serviços

Entre as inúmeras transformações dos últimos anos, notou-se uma tendência para uma maior humanização dos produtos e serviços. Neste âmbito, 42% das empresas inquiridas pela Emergen Research afirmaram que uma das suas estratégias prioritárias para 2022 era criar uma “experiência mais humana”. 

Para o efeito, a utilização de inteligência artificial tem vindo a ser um aliado de experiências mais humanizadas, indicam os especialistas, pelo que as principais tendências tecnológicas de 2023 terão como objetivo tornar estes avanços e as suas aplicações de negócio mais acessíveis para a maior parte da sociedade.

Uma das tendências passa pelo desenvolvimento da IA generativa. Em 2023, as tendências em IA apontam para um grande desenvolvimento da IA generativa, pelo que o processamento de linguagem natural assistiu a um grande impulsionamento devido ao ChatGPT e sua crescente popularidade. Além de uma melhoria contínua, o foco também será na geração de modelos de linguagem natural adicionados a modelos de geração de vídeo ou imagem.

Outro aspeto importante do desenvolvimento da IA até 2023 será o trabalho de desenvolvimento da ética. Neste sentido, existem tendências como o AI TRISM que apoia o governance, confiança, equidade, confiabilidade, robustez, eficiência e proteção de dados do modelo de IA. A combinação de vários métodos ajuda a explicar os resultados da IA, gerir ativamente a segurança da IA e oferecer controlos para questões de privacidade e ética.

Por fim, espera-se a consolidação dos humanos digitais como a interface ideal para interagir com a IA, não perdendo o aspeto humano da comunicação, uma vez que é uma tecnologia dotada da capacidade de aprender, movimentar e simular sentimentos. Entre outras funções, os seres humanos digitais têm reconhecimento de voz incorporado, bem como funções de reconhecimento facial. Segundo os especialistas, os humanos digitais deverão começar a povoar os setores de saúde, retalho, bancos e seguros e estima-se que seu mercado global atinja 530 milhões de dólares até 2030, de acordo com a Emergen Research.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.