NATO trabalha em standard de certificação de inteligência artificial

A NATO começou a trabalhar num standard de certificação para o desenvolvimento de inteligência artificial responsável e user-friendly para ajudar a indústria a desenvolver projetos de acordo com as leis internacionais

NATO trabalha em standard de certificação de inteligência artificial

A NATO Data and Artificial Intelligence Review Board (DARB) começou esta semana o desenvolvimento de um standard de certificação para utilização responsável e user-friendly de inteligência artificial. O objetivo é ajudar a indústria e as instituições da aliança a desenvolver novos projetos de dados e inteligência artificial de acordo com a lei internacional, assim como os valores da NATO.

O standard – que deverá estar terminado no fim de 2023 – também se aplica à exploração de dados e inclui controlos de qualidade. O objetivo passa por traduzir os princípios de utilização responsável da NATO – aprovados em outubro de 2021 como parte da primeira estratégia de inteligência artificial da NATO – em planos concretos, principalmente em termos de governabilidade, rastreabilidade e fiabilidade.

Este conselho é composto por representantes nomeados dos países aliados, assim como convidados da Finlândia e Suécia e especialistas da NATO. Entre os representantes encontram-se advogados, engenheiros, pessoal militar e especialistas em ética, explica a aliança.

O conselho irá servir, também, como uma plataforma única para trocar as melhores práticas, orientar inovadores e utilizadores finais operacionais durante a fase de desenvolvimento. O trabalho irá contribuir positivamente para a transformação digital da NATO. Atualmente, a NATO tem pilotos de IA em áreas tão diversas quanto ciberdefesa, mudança climática e análise de imagens.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.