Inteligência artificial tem forte impacto na indústria europeia

O impacto da inteligência artificial na indústria europeia deverá atingir 200 mil milhões de euros no próximo ano, conta a Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia

Inteligência artificial tem forte impacto na indústria europeia

De acordo com a Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia, o impacto da Inteligência Artificial (IA) na indústria europeia deverá atingir 200 mil milhões de euros no próximo ano, em grande parte graças à aplicação da inteligência artificial na gestão dos seus ativos e recursos. 

Nesse sentido, os especialistas da Keepler Data Tech afirmam que estas tecnologias provaram ser essenciais para racionalizar os processos de fabrico, realizar a manutenção preventiva e melhorar o conhecimento do cliente. Na mesma linha, a KPMG estima que a IA pode gerar um impacto positivo que aumenta a produtividade industrial em 15% como um todo. 

De acordo com esta análise, a indústria está a aproveitar tecnologias para aumentar a sua produtividade e desempenho e, especificamente, a IA abre possibilidades inovadoras, como uma produção flexível e eficiente, especialmente no fabrico de artigos complexos e cada vez mais personalizados, em pequenas séries e altamente orientados para as necessidades específicas de cada cliente.

Segundo os peritos da Keepler Data Tech, o forte impacto da IA nas empresas industriais traduz-se, na prática, em três grandes benefícios para a indústria atual:

  1. O número de erros é sensivelmente reduzido, graças a algoritmos inteligentes que tratam de tarefas repetitivas, por exemplo, com maior precisão e menos margem de erro. Além disso, a IA facilita a manutenção preventiva de bens industriais, o que reduz a necessidade de monitorização manual e programada, evitando paragens desnecessárias do sistema ou reduzindo o risco de paragens devido ao desgaste ou quebra de máquinas;
  2. O primeiro ponto resulta numa redução de custos significativa e permite que o trabalho humano seja aliviado, uma vez que não têm de executar tarefas repetitivas e podem dedicar-se a tarefas muito mais valiosas e críticas para os negócios que requerem mais atenção;
  3. A IA ajuda a melhorar os resultados e a apoiar as decisões dos gestores, fornecendo-lhes dados mais precisos, mais rápidos e contextualizados. Como resultado, de acordo com outro relatório recente da empresa de análise Everest Group, as empresas fabricantes podem reduzir os custos em até quatro vezes, graças à IA.  

Entre as funções que serão melhoradas com automatização inteligente estão a produtividade dos funcionários, eficiência e qualidade operacional, prazos de entrega e gestão de processos, todas fundamentais para impulsionar o desempenho global e os resultados de uma organização, como a mesma empresa salienta. O mesmo estudo prevê que as receitas da empresa duplicarão em dois anos e meio, com uma melhoria de 55% na experiência do cliente e uma melhoria de 52% na experiência do empregado. 

Como explica Pablo Ríos, Business Development Manager para o setor industrial da Keepler Data Tech, “a IA é um dos facilitadores que traz o maior benefício aos setores industriais e é um importante catalisador no campo da Indústria 4.0, o que é um passo obrigatório para qualquer empresa transformadora que pretenda aumentar a sua competitividade no ambiente atual de mudança e incerteza. Segundo a Gartner, até 2025, os 10% de empresas que utilizam IA gerarão pelo menos três vezes mais valor para os seus negócios do que os 90% das empresas que não o fazem”.

O responsável do setor sublinha, ainda, que acreditam “realmente que os benefícios da IA em ambientes industriais estão provados e o grande desafio é escalar estes projetos e passar de uma prova de conceito ou modo de laboratório para uma fase de produção para realmente impactar o negócio”.

Para tirar partido do potencial da IA em ambientes industriais, é também necessário implementar certos passos anteriores para unificar os diferentes formatos e origens dos dados, no mesmo armazenamento que favorece a sua integração em ambientes analíticos, assim como para ter em conta a correta gestão dos dados e a sua posterior exploração, de modo a que o seu impacto nos processos de produção seja eficaz e informe os resultados e eficiências que se procuram, concluem os especialistas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.