Desenvolvida ferramenta de code assistance baseada em inteligência artificial

A Morphis Technologies lançou o K.Explorer, uma ferramenta de code assistance baseada em inteligência artificial desenvolvida em Portugal

Desenvolvida ferramenta de code assistance baseada em inteligência artificial

A Morphis Technologies lançou o K.Explorer, uma ferramenta de code assistance baseada em Inteligência Artificial (IA). Com um investimento de dois milhões de euros, esta ferramenta é a primeira a ser desenvolvida em Portugal e umas das primeiras a ser comercialmente lançada no mundo.

O K.Explorer consiste num motor de busca temático – JAVA, C#, Javascript ou Typescript – em que os developers procuram código para fazer uma determinada função ou resolver um determinado problema, sendo que o K.Explorer sugere o código que mais se adequa a essa função ou problema em forma de ranking em termos de match com o que é pretendido. O K.Explorer pretende contribuir decisivamente para o enorme problema global que é a escassez de oferta no que se refere ao talento qualificado em TI e o da enorme procura que advém da enorme dependência de software e tecnologia, em todas as indústrias e em todo o mundo.

Luís Andrade, Fundador e CEO da Morphis Technologies, explica que “acreditamos que este tipo de ferramentas desenvolvidas com base em IA representa já hoje o futuro. A IA está em inúmeras vertentes do nosso dia a dia e o processo de desenvolvimento de software é mais um dos aspetos em que a AI vai ter um papel determinante. O K.Explorer não está vocacionado para ser somente um «acelerador ortográfico / sintático», como vemos hoje, por exemplo, na utilização de rescrita de mensagens dos nossos telemóveis. É muito mais do que isso, pois sugere ao developer o código que melhor resolve um determinado problema ou função. O valor desta ferramenta não está em escrever código mais rapidamente, mas sim, melhor código. Este sim é o valor acrescentado do K.Explorer”.

João Nuno Moita, Diretor Comercial da Morphis Technologies, acrescenta que “o K.Explorer destina-se a programadores e a todas as organizações que desenvolvam software para os mais diversos fins: seja para comercializar, seja porque as empresas que prestam serviços de desenvolvimento aplicacional para outras empresas, ou até mesmo para empresas que desenvolvem os seus próprios sistemas. Assim, e a pensar no mercado empresarial, a ferramenta K.Explorer pode ser treinada para aprender o código de uma determinada organização, de forma a sugerir um código que já existe e que já funciona nessa mesma organização”.

O K.Explorer  estará disponível em três versões. Community, uma versão free que permite que qualquer utilizador possa utilizar esta ferramenta para pesquisar código público. Professional, constituída pelo modo pesquisa e pelo modo code assist. E, por fim, Enterprise, destinada a organizações que pretendam utilizar o K.Explorer fazendo uso de código público, mas também na vertente do modelo poder ser treinado no seu próprio código corporativo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.