Microsoft potencia Edge e Bing com inteligência artificial

As novidades estão a aumentar a competição entre os browsers da Microsoft e da Google

Microsoft potencia Edge e Bing com inteligência artificial

A Microsoft está a renovar o browser Bing e o Edge com inteligência artificial (IA), num investimento de milhares de milhões de dólares. A big tech vai, assim, lançar um chatbot inteligente para acompanhar os resultados do Bing, colocando IA que pode resumir páginas web, sintetizar diferentes fontes, e até mesmo compor emails e traduzi-los. 

Nestas matérias, é de notar a rivalidade de longa data entre a Microsoft e a Google, que mantém a liderança nos browsers e que revelou esta semana o seu próprio chatbot, Bard, enquanto planeia lançar a sua IA nos browsers para sintetizar a informação. A decisão da Microsoft de atualizar o Edge irá igualmente intensificar a concorrência.

Agora a trabalhar com a OpenAI, a Microsoft reconheceu uma oportunidade de retorno, através das ferramentas que aceleram a criação de conteúdos e automatizam tarefas. Desta forma, a Microsoft espera que cada ponto percentual de ações que obtém traga mais dois mil milhões de dólares em receitas de publicidade. 

Esta tecnologia vai remodelar praticamente todas as categorias de software”, disse o diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, aos jornalistas, num briefing na sede da empresa em Redmond, Washington, citado pela Reuters. O poder da generative AI tem dado que falar no âmbito do lançamento do ChatGPT.

O novo Bing da Microsoft está disponível em pré-visualização limitada a desktops e vai estar disponível para dispositivos móveis nas próximas semanas. A empresa espera que o feedback dos utilizadores melhore a IA, que os funcionários da Microsoft disseram que ainda podem produzir informações factualmente imprecisas. Entretanto, a tecnológica conta que tem continuado o trabalho para salvaguardar o uso indevido da sua tecnologia.

Subjacente ao novo Bing está o que a Microsoft está a chamar de modelo Prometheus - a tecnologia mais poderosa da OpenAI informada em tempo real por dados web do Bing. Desta forma, o chatbot pode informar os consumidores sobre os eventos atuais, um passo além das respostas do ChatGPT que atualmente estão limitadas a dados a partir de 2021.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.