Mercado de inteligência artificial europeu continua em crescimento

Apesar da incerteza económica, a IDC estima que o mercado de inteligência artificial na Europa deverá crescer anualmente 25,5% até 2026

Mercado de inteligência artificial europeu continua em crescimento

Apesar da guerra na Ucrânia, da inflação, dos cortes no orçamento de TI e das demissões anunciadas pelas maiores empresas de tecnologia, a IDC estima que o mercado de Inteligência Artificial (IA), incluindo software, hardware e serviços, vai registar uma elevada taxa de crescimento anual (CAGR) de 25,5% no período 2022-2026 para atingir 191 mil milhões de dólares em 2026.

A IDC espera que o crescimento seja impulsionado principalmente pelo software centrado em IA (CAGR 32,4%), enquanto o crescimento será significativamente menor em serviços de IA (CAGR 27,2%), software não centrado em IA (CAGR 16,7%) e hardware de IA (CAGR 15,2%).

Os próximos cinco anos vão representar um período crucial na adoção comercial de software de IA, uma vez que muitas empresas e governos estão a investir mais para tornar os seus processos mais ágeis, eficientes e resilientes”, explica, em comunicado, Martin Nuska, Senior Research Manager na IDC. 

Devido à inflação, recessão e escassez de mão de obra, os investimentos em infraestrutura de IA serão mais afetados do que aqueles em hardware de uso geral, já que a infraestrutura de IA tem um preço premium. A IDC prevê que o mercado de servidores/armazenamento de IA na Europa vai mostrar um padrão de crescimento lento, mas constante, durante o período de reformulação.

O mercado de serviços de IA demonstrou a sua resiliência durante a pandemia, e a IDC espera que a procura por soluções de IA de fornecedores de serviços profissionais continue a crescer, uma vez que áreas como visão computacional de análise habilitada para IA, processamento de linguagem natural e automação de processos orientada por IA podem ajudar as empresas para lidar com a inflação de preços, a escassez de mão de obra e a necessidade de se manterem competitivas.

A Europa enfrenta uma potencial recessão, enquanto o mercado de trabalho é marcado por forças contraditórias – por um lado, a escassez de trabalhadores qualificados em certas áreas tecnológicas, enquanto, por outro, até mesmo as maiores empresas de tecnologia como Amazon, Google e Microsoft estão a demitir dezenas de milhares de trabalhadores”, indica, ainda, Nuska. “No entanto, esperamos que o mercado de IA continue com um forte desempenho, devido ao potencial da tecnologia para otimização de custos a longo prazo e como uma possível solução para a lacuna de habilidades”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.