Portugal Tech mobilizou 200 milhões para startups e PME

O programa Portugal Tech, lançado no final do ano passado pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) em parceria com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), já selecionou três fundos de venture capital e private equity e investiu numa dezena de empresas nacionais

Portugal Tech mobilizou 200 milhões para startups e PME

O Portugal Tech surgiu com o objetivo de atrair capital privado e institucional para investimento em empresas de base tecnológica, startups, PME e Midcaps portuguesas, e já começou a chegar aos seus beneficiários finais.

Dos 100 milhões de euros de fundos nacionais e comunictários inicialmente acordados entre a IFD e o FEI, foram comprometidos já cerca de 60 milhões de euros em três fundos privados geridos pelas equipas portuguesas Indico Capital Partners (venture capital), Armilar Venture Partners (technology transfer) e Vallis Capital Partners (private equity). 

São já 10 empresas nacionais investidas pelos fundos, das quais se destacam a Vawlt Technologies, SA a SoundParticles, a Bitclic, a Attentive, a Barkyn e a Zenklub.

O financiamento concedido pelo Portugal Tech permitiu que estes fundos nacionais atingissem o seu primeiro closing no primeiro semestre de 2019, mobilizando ainda 140 milhões de euros adicionais por parte de investidores institucionais portugueses e estrangeiros.

Para o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, “o crescimento económico sustentável exige mobilização de financiamento, sendo o Programa Portugal Tech um contributo essencial para a evolução positiva da economia nacional.”

Já o presidente executivo da IFD, Henrique Cruz, refere que “a parceria Portugal Tech com o FEI vem compensar a quebra de investimento institucional em capital de risco. O Portugal Tech tem contribuído para alavancar o investimento privado em Portugal e fez chegar às empresas de base tecnológica novo financiamento num curto prazo de implementação”.

Pier Luigi Gilibert, Diretor Executivo do FEI, sublinha que “o Portugal Tech é uma das mais bem sucedidas parcerias europeias com bancos de fomento dos Estados Membros – não só pela qualidade das equipas já selecionadas, mas também pela rápida implementação desde a negociação até chegar ao mercado e aos empreendedores Portugueses”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.