Investimento do setor Aeroespacial & Defesa em tecnologia Digital Twins cresce 40%

Entre os principais benefícios da adoção da tecnologia digital twins para as empresas está a aceleração da transformação digital. Sustentabilidade é também uma das principais metas a atingir

Investimento do setor Aeroespacial & Defesa em tecnologia Digital Twins cresce 40%

A tecnologia digital twins está em crescimento, com investimento por parte de organizações do setor Aeroespacial & Defesa (A&D) na ordem dos 40%.

As organizações têm apostado nesta tecnologia para gerar benefícios e valor ao longo de toda a cadeia, representando já 2,7% das receitas das empresas de A&D. 

As conclusões do estudo ‘Mirroring Reality: Digital Twins in aerospace and defense’ do Research Institute da Capgemini revelam que dois terços das empresas do setor de A&D inquiridas destacaram o papel da tecnologia digital twins como uma alavanca para atingir metas de sustentabilidade.

A investigação contou com informação referente a 150 empresas, 80% das quais com um programa em curso nesta área e os restantes 20% a planear iniciar um.

As organizações do setor A&D que adotaram a tecnologia digital twins não só aceleraram a sua jornada de transformação digital, mas também alcançaram uma maior continuidade digital.

73% das empresas em causa possuem atualmente um roteiro a longo prazo relativamente à tecnologia digital twins. O valor era de 57% há um ano, no estudo anterior.

Mais de metade (61%) considera mesmo a tecnologia digital twins como uma peça fundamental e estratégica para a transformação digital global dos negócios. Alguns dos fatores que impulsionam a utilização desta tecnologia passam pelo avanço tecnológico (78%), pela otimização de custos (71%), pela redução do tempo de comercialização (70%), pelo aumento das vendas (63%) e pela disponibilização de um ambiente avançado de formação para os colaboradores (68%).

Eficiência e gestão de dados

De acordo com o estudo, uma infraestrutura digital inteligente e uma boa gestão de dados são aspetos críticos para aproveitar todo o potencial oferecido pela tecnologia digital twins, uma ideia apoiada por 78% dos fabricantes de equipamentos originais e pelos fornecedores de TIER1 com iniciativas em curso. Para quase 60%, a ausência de plataformas de dados unificadas revelou-se um obstáculo à implementação da tecnologia digital twins

Sobre eficiência, 47% das organizações inquiridas no estudo acredita que a implementação deste tipo de tecnologia contribuirá para obter benefícios a curto prazo, com 39% a defenderem que tal implementação otimizará também as cadeias de valor e apoiará os processos de engenharia de produção no curto prazo.

Após os constrangimentos verificados nas cadeiras de abastecimento, 81% dos inquiridos considera que a tecnologia digital twins melhora os níveis de disponibilidade e confiabilidade dos sistemas e equipamentos. 73% defende mesmo que acelera o ritmo de produção.

“Se o investimento nesta tecnologia continuar a aumentar, tal como o nosso estudo prevê, a tecnologia digital twins possibilitará a automatização em todos os pontos da cadeia de valor, gerando reduções significativas de custos e impulsionando a inovação. As empresas têm agora de garantir que estão preparadas para realizar todo o potencial oferecido por esta tecnologia transformadora, dispondo dos alicerces que são fundamentais para que tal ocorra: possuírem uma infraestrutura digital de base e uma plataforma de dados unificada”, explica Lee Annecchino, Global Industry Lead for Aerospace & Defense da Capgemini.

Ação sustentável

A tecnologia digital twins é vista como um ponto de partida para ajudar na redução da pegada ambiental num setor, por si só, altamente poluente. Em 2023, 67% dos inquiridos colocam a melhoria da sustentabilidade como um dos principais fatores impulsionadores para o investimento e adoção desta tecnologia. Em 2022 a percentagem era de 60%.

Numa perspetiva inicial de desenvolvimento, 75% das empresas deste setor considera que a tecnologia digital twins permite agregar valor imediato a partir do início do processo de desenvolvimento dos produtos e operações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.