Aposta em Digital Twins em “claro crescimento” nos vários setores

Cerca de 60% das organizações em todo o mundo estão a apostar em tecnologia Digital Twins para alcançar de forma eficaz as metas de sustentabilidade

Aposta em Digital Twins em “claro crescimento” nos vários setores

Cerca de 60% das organizações dos principais setores de atividade em todo o mundo estão a apostar em tecnologia Digital Twins – que simula o mundo físico – como forma de melhorarem o seu desempenho operacional e de alcançarem mais fácil e eficazmente as suas metas de sustentabilidade, indicam os dados de um novo estudo do Capgemini Research Institute.

Os dados revelam, também, que a implementação de Digital Twins deverá aumentar em média 36% nos próximos cinco anos, o que, segundo a Capgemini, revela um “claro crescimento” na apetência pela tecnologia em vários setores de atividade, nomeadamente no automóvel, no aeroespacial, no das ciências da vida, da energia e utilities. 

O movimento está a ser impulsionado pelas empresas que procuram avançar nas suas jornadas de transformação digital adicionando inteligência ao longo de toda a cadeia de valor das suas operações. Das empresas inquiridas, 79% está a fazer o investimento pela possibilidade de redução dos custos e pelo avanço tecnológico (77%) que oferece.

Além disso, 57% das empresas concordam que a tecnologia é fundamental para melhorar os seus esforços na área da sustentabilidade, traduzindo o crescente empenho das empresas em cumprirem as suas promessas de ESG. Adicionalmente, proporciona formas flexíveis de trabalhar mitigando riscos e ampliando a colaboração, oferecendo assim uma oportunidade única de aumentar a rentabilidade e otimizar a utilização dos recursos ao longo de toda a cadeia de valor das empresas e dos seus negócios. Mais de um terço (34%) das organizações inquiridas reportaram ter já implementado Digital Twins em larga escala para compreenderem e preverem o seu consumo de energia e as emissões poluentes. 

Os setores dos produtos de consumo e da energia e utilities lideram os casos de utilização da tecnologia, com 52% e 50%, respetivamente, a utilizarem as réplicas virtuais para favorecerem a sustentabilidade das suas operações. Globalmente, as empresas que já começaram a implementar a tecnologia digital twins obtiveram uma melhoria de cerca de 16% nas suas métricas de sustentabilidade.

Roshan Gya, Global Head of Intelligent Industry da Capgemini, afirma que, “ao colmatar a lacuna entre os mundos físico e digital, a tecnologia Digital Twins ajuda as organizações a desbloquearem valor, a promoverem sinergias entre os dados, as tecnologias e os processos empresariais. Esta tecnologia está no centro da transformação da Indústria Inteligente. A tecnologia Digital Twins oferece uma oportunidade única para as organizações que procuram acelerar o seu caminho rumo a operações inteligentes, e contribuem para aumentar a rentabilidade e impulsionam um futuro mais sustentável”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.