França não quer criptomoeda do Facebook na Europa

Ministro das Finanças francês afirma que a Libra, a criptomoeda que está a ser desenvolvida pelo Facebook, não pode operar em França enquanto existirem preocupações com o risco financeiro e com o risco de abusos

França não quer criptomoeda do Facebook na Europa

Em junho, o Facebook anunciou os seus planos para lançar uma criptomoeda à medida que se expande para o comércio eletrónico, mas a Libra foi criticado por reguladores de todo o mundo que temem que destabilize o sistema financeiro global.

O Ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, não explicou como a França poderia manter Libra fora dos 28 membros da União Europeia, mas afirmou que a criptomoeda não pode operar na Europa enquanto persistirem dúvidas sobre soberania, riscos financeiros sistémicos e abusos por parte de um participante dominante como o Facebook.

Le Maire referiu que entrou em contato com diretores do Banco Central Europeu sobre a criação de uma “moeda digital pública” sob a égide das instituições financeiras internacionais.

Falando sobre o projeto Libra numa reunião da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico em Paris, Le Maire afirmou que “esta eventual privatização de dinheiro contém riscos de abuso de posição dominante, riscos à soberania e riscos para consumidores e empresas”.

Dante Disparte, diretor de políticas e comunicações da Associação Libra, disse que saudou o escrutínio e que estava comprometido em trabalhar com as autoridades reguladoras.

"Os comentários do ministro da Economia e Finanças da França enfatizam ainda mais a importância do nosso trabalho contínuo com órgãos reguladores e liderança em todo o mundo", afirmou em comunicado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.