Entrevista

"A cloud é uma inevitabilidade e temos de saber tirar partido dela"

A cloud continua a crescer. Basta lembrar que há menos de uma década eram poucas as pessoas que falavam de cloud, e ainda menos as empresas que tinham verdadeiras soluções de cloud. Desde então, muito aconteceu

"A cloud é uma inevitabilidade e temos de saber tirar partido dela"

Ricardo Sousa, Cloud Lead da Accenture Portugal, esteve presente no IDC Cloud Leadership Forum e falou de disrupção na cloud. A própria Accenture foi uma das empresas que começou o seu trajeto para a cloud há pouco tempo, mas, atualmente, 93% do IT da empresa já está na cloud. Há uma verdadeira disrupção e é preciso apanhar o barco o quanto antes. Em conversa com o IT Insight, Ricardo Sousa explicou a necessidade de adoção da cloud e as perspetivas de futuro no mercado

Qual é a necessidade de disrupção na cloud, sabendo que existem empresas que há oito anos nem estavam neste mercado e agora até são líderes?

Esta disrupção nasce destas vagas de inovação e transformação que ocorrem cada vez mais rápido. Aquilo que antigamente tinha ciclos de inovação e transformação lentos, tem gradualmente vindo a aumentar.

Cada vez mais a transformação e a inovação ocorrem mais depressa e com mais significado. Estas inovações e transformações são cada vez mais radicais com efeitos mais significativos naquilo que é o tecido empresarial, nas empresas, no mercado, na própria forma como o consumidor vê aquilo que quer comprar.

Acho que o exemplo dado – de que há oito anos não havia nada e hoje estão onde estão – tem exatamente a ver com isso; a inovação é muito rápida, o que possibilita que negócios que nasceram ontem, sejam amanhã líderes de mercado. Se nós não nos colarmos a essa disrupção, vamos perder o barco. É essa a necessidade de abraçarmos a disrupção.

Como é que uma empresa pode fazer isso? Não há soluções que sirvam todas as organizações.

A cloud pode ser uma alavanca para a disrupção, é com certeza uma alavanca para a transformação digital, mas não é a única. A organização não vai para a cloud porque quer ir para a cloud. A cloud não é um objetivo. A cloud é um meio para atingir um objetivo. O objetivo é transformar o negócio, é responder de uma forma mais próxima aquilo que efetivamente os consumidores pretendem ou aquilo que o mercado exige; é a forma de se diferenciar no mercado ou até abraçar e atacar novos mercados. Esse tem de ser o driver, o driver aqui tem de ser o negócio.

Obviamente que a empresa tem de querer crescer, tem de querer prosperar e querer fazê-lo de uma forma diferente. Deve procurar ajuda, apoio, aconselhamento, numa perspetiva de negócio e como é que a tecnologia pode apoiar o negócio a crescer e a desenvolver-se.

É sempre difícil fazer previsões, mas o que se pode esperar neste setor da cloud que está em constante evolução?

Fazer previsões é sempre complicado, mas, ainda assim, tendo em conta aquilo que são as tendências e aquilo que o mercado nos vem dizendo e temos vindo a assistir, é que a velocidade da adoção da cloud é cada vez maior. Os dados indicam-nos que num curto espaço de tempo, mais de dois terços das organizações já vão ter um plano claro do ponto de vista de adoção de cloud e de como o seu trajeto vai ocorrer.

Nesta realidade – e nós conhecemos isto historicamente -, Portugal está sempre um bocadinho atrás. Não é que sejamos mais lentos, simplesmente as coisas ocorrem um bocadinho desfasadas do tempo. Isso é um bom prognóstico para nós, ou seja, permite-nos de alguma forma pilotar aquilo que é a nossa experiência futura e aquilo que deve ser a nossa ação para acompanharmos a evolução do mercado nacional.

Para as empresas nacionais, será simples. Aquilo que vivemos hoje internacionalmente, é que este caminho já está a ser feito, já não há empresas que não falem de cloud. O que existe são empresas que podem ainda não ter feito muitas coisas na cloud, mas já têm os seus planos, os seus testes, as suas experiências. Já estão a utilizar de alguma forma – mais simples ou mais complexa – essas tecnologias para o potenciar.

Por outro lado, é um desafio grande para a economia portuguesa para as empresas que têm uma presença internacional e pretendem continuar esse seu esforço de internacionalização porque têm de estar a par e passo do que é a evolução do mercado. E a evolução do mercado é esta: a cloud é uma inevitabilidade, vai acontecer, ou já está a acontecer, e temos de saber tirar partido dela. É aí que, na nossa opinião, a Accenture pode ajudar.

No nosso próprio caso, não decidimos há muito tempo que íamos para a cloud. A realidade é que num espaço de quatro ou cinco anos temos hoje 93% do nosso IT na cloud. Temos de uma forma híbrida, de forma abrangente, cobrindo uma panóplia de opções tecnológicas existentes adaptadas aquilo que é o nosso negócio e são as nossas necessidades.

A longo prazo, é de esperar que mais de 90% das empresas estejam na cloud?

Diria que sim. Aquilo que será a norma futura é de que não teremos que nos preocupar com isto. Será tão natural quanto abrir a torneira e sair água. Se preciso de um sistema que me dê informação sobre como é que os meus clientes estão a consumir os meus produtos e simplesmente acedo a essa informação e tenho-a disponível. Não quero ter que pensar que foi necessário um servidor, uma base de dados, uma rede de comunicações... isto tem de sair naturalmente. Essa é a evolução.

Há uma peça central que é relevante – e vai continuar a ser sempre relevante – que é a inteligência que nós colocamos sobre a tecnologia. A tecnologia por si só ajuda-nos a ser inteligentes, mas não nos torna inteligentes. Temos de a utilizar de forma a potenciar os nossos dados de negócio, para extrair desses dados algum tipo de inteligência.

Isto acaba por ser um call to action. Temos de fazer as empresas agirem. É necessário – e tendo em conta que operamos no mercado nacional – termos um mercado nacional saudável. É importante que as empresas tomem as ações necessárias para se manterem competitivas no mercado global atual.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.