Economia digital pode impactar significativamente o PIB do país, alerta Accenture

A Accenture Strategy, que juntamente com a Oxford Economics, desenvolveu, pelo terceiro ano consecutivo, um indicador que identifica a real penetração das tecnologias nas economias de vários países

Economia digital pode impactar significativamente o PIB do país, alerta Accenture

O aumento do Índice de Densidade Digital (IDD) tem um impacto significativo na produtividade e no crescimento anual do PIB nacional. Quem o refere é a Accenture Strategy, que juntamente com a Oxford Economics, desenvolveu, pelo terceiro ano consecutivo, um indicador que identifica a real penetração das tecnologias nas economias de vários países. O IDD realça também que o impacto é tanto maior quanto menor a maturidade digital do país – pelo que o a diferença se traduz numa oportunidade clara de aumentar o ritmo de crescimento económico em Portugal.
Portugal surge entre as 25 primeiras economias do mundo analisadas pelo estudo, numa posição superior quando comparado com o PIB dos restantes países analisados.


A base deste estudo da Accenture Strategy centra-se no cálculo do Índice de Densidade Digital (IDD) dos países, analisando a evolução de mais de 30 indicadores que de forma ponderada representam o nível de competências digitais, a utilização de métodos de trabalho digitais (por exemplo, acesso móvel aos sistemas das empresas), o investimento em novas tecnologias (robótica, inteligência artificial, analytics), as infraestruturas do país (por exemplo, disponibilidade e velocidade da internet), as políticas e estímulos ao desenvolvimento de uma economia digital, entre outras variáveis.


Segundo Luís Pedro Duarte, vice-presidente da Accenture e responsável pelo estudo, "o papel das tecnologias digitais está a mudar – deixou de ser fundamentalmente de ganhos de eficiência para servir de base à inovação e disrupção em estreita relação com a estratégia de negócio".

O vice-presidente da Accenture refere que "as barreiras entre as indústrias estão a ser quebradas" e que "as empresas dominantes a ser desafiadas ou até ultrapassadas por novos modelos de negócio, alavancados em tecnologias digitais".


Iniciativas para o desenvolvimento da economia digital

Para Portugal beneficiar do crescimento económico, o estudo da Accenture Strategy identifica
as dimensões em que manifesta um maior distanciamento face aos casos de referência. São
assim detetadas as áreas de intervenção prioritária, onde se destacam a duplicação do peso dos especialistas de tecnologia na força de trabalho, de 2,5% para 5% e a necessidade de aumento da proporção do investimento anual das empresas em analytics e em soluções de cloud em 35% e 250%, respetivamente.

As competências digitais, diz a Accenture, dominam a lista das mais procuradas pelas empresas (da cloud ao data mining, passando pelo mobile development e pela cibersegurança). No entanto, o número de novos alunos formados pelas universidades nestas áreas não chega para
responder aos empresários portugueses. Em Portugal, revela a consultora, a percentagem de diplomados no ensino superior na área de ciências, matemática e informática é de apenas 7% (na Alemanha, por exemplo, é de 14%). Para pôr em marcha ações de capacitação digital, o país deve adotar modelos de recrutamento flexíveis e fomentar a reconversão de perfis para o digital.


A Accenture Strategy diz que é fundamental intensificar os esforços do desenvolvimento
de analytics para obter um maior conhecimento do cliente e garantir serviços mais
personalizados e simplificados. Com um investimento de cerca de 40 milhões de euros neste
domínio (dados de 2016), Portugal utiliza apenas 0,6% do orçamento do software das
empresas de tecnologia.


Segundo o estudo menos de 20% das empresas portuguesas utilizam serviços de cloud computing, com falta de sensibilização dos decisores a ser um fator de inibição. Como principais alavancas de valor da adoção de cloud para o negócio, destacam-se a sensibilização para a eficiência de custos, a atração de empresas internacionais para aumentarem investimento e, apesar de 71% dos executivos acharem ter uma estratégia digital bem definida, mais de 80% não tem a tecnologia nem as operações adequadas para a executar.


Literacia digital e Estado são aceleradores

Em termos de aceleradores, o Estado desempenha um papel fulcral na potenciação de
políticas e iniciativas que impulsionem as empresas e cidadãos na adoção do digital, diz a Accenture. Numa primeira instância, a promoção da literacia digital dos cidadãos está no caminho crítico para o desenvolvimento da Economia Digital. Em Portugal, 26% das pessoas nunca usaram
internet, comparativamente com 14% na UE28.


Esta investigação da Accenture Strategy realça que, estando ultrapassado o período de
constrangimentos financeiros do país que levou ao congelamento de várias iniciativas de
digitalização, é altura de se voltarem a promover iniciativas que garantam a
desmaterialização continuada dos serviços da Administração pública.


O IDD destaca também que a procura por capital e novos investimentos em Portugal que
ajudem a uma revitalização mais rápida da economia, pode ser acelerada através da captação
de investimento estrangeiro.


“A solução nacional está na proatividade em inovar e evoluir a um ritmo superior, e na
preparação das empresas para fazerem parte de um novo ecossistema: entre parceiros
internacionais e de outras indústrias, startups e universidades. Deve aproveitar-se a qualidade
das universidades portuguesas e estimular a competitividade das cidades, posicionando-as
como hubs de atração de talento e investimento”
, conclui Luís Pedro Duarte, da Accenture.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.