UE apresenta estratégia quântica para proteger dados e liderar nova era da computação

A estratégia visa criar uma infraestrutura pan-europeia de comunicações seguras, a EuroQCI, e posicionar o bloco como líder global na tecnologia até ao final da década

UE apresenta estratégia quântica para proteger dados e liderar nova era da computação

A União Europeia (UE) apresentou uma ambiciosa estratégia quântica com o objetivo de desenvolver uma infraestrutura regional de comunicações e partilha de dados quânticos seguros, posicionando-se como líder global na área da computação quântica até 2030. Esta iniciativa visa desbloquear o potencial da inovação tecnológica, reforçar a soberania digital europeia e responder aos riscos emergentes na área da cibersegurança.

Com a evolução acelerada da computação quântica, os computadores do futuro, que poderão superar os dez mil qubits, terão capacidade para quebrar os atuais protocolos de criptografia, colocando em risco as comunicações, os dados sensíveis e os sistemas digitais utilizados por organizações públicas e privadas. A estratégia da UE procura antecipar este cenário, desenvolvendo soluções quânticas seguras e resilientes a nível europeu.

Um dos pilares centrais da estratégia é a Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica (EuroQCI), uma rede concebida para garantir comunicações quânticas seguras em todo o bloco, incluindo os territórios ultramarinos. Esta infraestrutura será essencial para proteger dados críticos e apoiar setores estratégicos, como a saúde, a administração pública e a defesa.

Atualmente, 26 Estados-Membros estão a implementar redes nacionais de comunicação quântica terrestre, que servirão de base para o teste de um satélite europeu de distribuição de chaves quânticas (QKD), cujo lançamento está previsto para 2026. Estas redes estão já a ser utilizadas em projetos-piloto em ambientes reais, como a transmissão segura de dados médicos entre hospitais e comunicações encriptadas entre instituições governamentais.

A UE aposta fortemente numa cadeia de abastecimento inteiramente europeia, englobando componentes, dispositivos e sistemas quânticos, como forma de garantir a independência tecnológica e a segurança da implementação. Até 2030, está previsto o estabelecimento de uma rede de comunicação segura terrestre e espacial, totalmente interligada no espaço europeu.

Paralelamente à EuroQCI, a UE está a desenvolver a Iniciativa da Internet Quântica, que visa criar uma arquitetura para computação distribuída, deteção quântica e partilha de dados ultrassegura. Esta iniciativa é apoiada pelo recém-lançado Fórum de Tecnologia da Quantum Internet Alliance (QIA), o primeiro fórum global e aberto dedicado à internet quântica.

Em 2026 será lançada uma instalação piloto para a internet quântica europeia, que permitirá testar componentes-chave de segurança quântica, serviços de nuvem quântica segura, computação distribuída e ambientes de validação avançada. Este projeto permitirá fazer a ponte entre a investigação e a aplicação prática, preparando o caminho para a sua operação plena até ao final da década.

O grande objetivo da UE é implementar, até 2030, uma rede de comunicação quântica segura, servindo como primeiro passo para a construção de uma internet quântica federada, capaz de assegurar a soberania digital e a proteção da informação na era pós-quântica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.