As organizações estão a recorrer ao poder da computação e às capacidades de escalabilidade em cloud para as suas iniciativas de IA
O crescente interesse pela Inteligência Artificial (IA) levou ao crescimento dos serviços cloud na Europa durante o segundo trimestre de 2025 e, consequentemente, ao crescimento do mercado global de serviços empresariais e de IT. O EMEA ISG Index, o mais recente relatório sobre o estado da indústria lançado pelo Information Services Group (ISG) que analisa os contratos de outsourcing comercial com um valor contratual anual de 5 milhões de dólares ou mais, revela que o valor anual de contrato do segundo trimestre do mercado combinado de serviços geridos e cloud-as-a-service aumentou 17% em relação a 2024 para um recorde de 29,2 mil milhões de dólares. O valor representa o sétimo trimestre consecutivo de crescimento sequencial para o mercado global combinado. O segmento as-a-service cresceu 28% ano a ano, para um recorde de 18,7 mil milhões de dólares. O XaaS cresceu 1% relativamente ao primeiro trimestre. Dentro do segmento, a infrastructure-as-a-service aumentou 34% ano a ano, para um recorde de 14,5 mil milhões de dólares, e um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre, à boleia dos investimentos dos três grandes hyperscalers – AWS, Microsoft Azure e Gogle Cloud. O software-as-a-Service cresceu 9% em relação ao ano anterior para 4,1 mil milhões de dólares, um crescimento impulsionado por novos recursos de IA. No entanto, caiu 4% em relação ao primeiro trimestre. O valor anual de contrato dos serviços geridos diminuiu 4% no segundo trimestre para 3,9 mil milhões de dólares e 11% sequencialmente em relação ao primeiro trimestre. De acordo com os dados apresentados pelo ISG, foram concedidos um total de 701 contratos de serviços geridos no segundo trimestre de 2025, o que se reflete numa queda de 5% em relação ao ano anterior e uma queda de 3% sequencialmente. No âmbito dos serviços geridos, o outsourcing de IT culminou num valor de contrato anual de 7,8 mil milhões de dólares, um valor estável em relação ao ano anterior e 6% inferior ao do primeiro trimestre. Os serviços de desenvolvimento e manutenção de aplicativos (ADM) e ADM combinados com serviços de infraestrutura estavam entre os pontos positivos, avançando 5% e 27%, respetivamente, em relação ao ano anterior. Os serviços de desenvolvimento e manutenção de aplicações e os serviços de ADM combinados com serviços de infraestruturas estiveram entre os pontos fortes, com um aumento de 5% e 27%, respetivamente, em relação ao ano anterior. “A procura por IA está a ser mais elevada do que o impacto da incerteza macroeconómica e geopolítica no mercado global”, afirma Steve Hall, presidente e diretor de IA da ISG. Os especialistas continuam a assistir a “um forte crescimento ano a ano nos serviços cloud, à medida que as empresas procuram por poder de computação e escalabilidade da cloud para as suas iniciativas de IA. Também observamos uma procura constante por serviços geridos. O crescimento sequencial para ambos os segmentos, no entanto, estabilizou no segundo trimestre, devido à cautela persistente no mercado. Ainda assim, o mercado mantém-se resiliente, evitando os resultados em baixa para os serviços geridos que antecipámos no último trimestre, à medida que a incerteza tarifária ficou mais moderada”. Nos primeiros seis meses do ano, o valor de contrato anual do mercado combinado de serviços geridos e serviços cloud aumentou 18% em relação ao ano anterior, para 58,3 mil milhões de dólares. Os serviços geridos, no valor de 21,2 mil milhões de dólares, aumentaram 2,8%, enquanto o XaaS, no valor de 37,1 mil milhões de dólares, aumentou 29% em relação a 2024. Um total de 1.427 contratos de serviços geridos foi concedido no primeiro semestre, uma quebra de 3% em relação ao ano anterior. Para o ano inteiro, o ISG mantém a previsão de crescimento de receita de 1,3% para serviços geridos, refletindo um ambiente tarifário mais estável. Ao mesmo tempo, o ISG está a aumentar as previsões de crescimento anterior para XaaS baseado em cloud em 300 pontos base, para 21%, refletindo a forte procura contínua por transformação orientada por IA. |