Samsung avisa que receitas vão descer

Depois da Apple, a Samsung alertou os seus investidores que as receitas do último trimestre de 2018 não deverão corresponder às expetativas iniciais. A culpa, segundo a empresa, é a fraca procura por chips de memória

Samsung avisa que receitas vão descer

A primeira semana de 2019 ficou marcada pelo alerta da Apple de que as expetativas de vendas para o último trimestre do ano não seriam correspondidas, muito por culpa da fraca procura por iPhones no território chinês. Agora, uma semana depois, foi a vez da Samsung Electronics fazer um alerta semelhante.

A empresa sul-coreana informou que espera que o lucro operacional caia 29%, para cerca de 9,6 mil milhões de dólares. Também espera que as receitas caiam 11 por cento, para aproximadamente 52,5 mil milhões de dólares.

Segundo a Reuters, esta descida deve-se às condições difíceis dos chips de memória, mas a empresa disse que o mercado deve melhorar no segundo semestre do ano, conforme os clientes vão lançando novos smartphones. Relembre-se que a Samsung fornece chips de memória para a maioria das principais empresas de smartphones, incluindo a Apple e a Huawei.

Os chips de memória e processadores da Samsung representam mais de três quartos do lucro total e cerca de 38% das vendas totais da empresa sul-coreana.

A Samsung também citou a procura mais fraca do que a esperada dos clientes de data centers, o que afetou os stocks, reduzindo os preços dos chips e prejudicando os lucros.

À semelhança do que acontece com a Apple, a desaceleração da economia chinesa também tem corroído a procura por chips, com questões que não foram ajudadas pelo fato de empresas como a Apple estarem a lutar para vender os seus produtos na China.

Olhando para o trimestre atual, a Samsung alertou que os ganhos permanecerão "moderados" por causa da procura lenta por memória, mas espera-se que as coisas aumentem no segundo semestre do ano.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.