Apenas 8% dos clientes usaram chatbots durante a interação no serviço ao cliente

O estudo da Gartner revela que o principal motivo para a adoção de chatbots prendeu-se, sobretudo, com a capacidade de acompanhar os potenciais problemas do cliente

Apenas 8% dos clientes usaram chatbots durante a interação no serviço ao cliente

São já várias as empresas que aderiram ao chatbot para melhorar a experiência do cliente. No entanto, de acordo com um inquérito da Gartner, apenas 8% dos clientes usaram efetivamente o chatbot nas suas mais recentes experiências de apoio ao cliente

O estudo, que contou com a participação de 497 clientes de B2B e B2C entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, revelou que o principal motivo para a adoção de chatbots prendeu-se, sobretudo, com a capacidade de acompanhar os potenciais problemas do cliente. 25% dos inquiridos revelaram que usariam o chatbot novamente no futuro.

“Embora muitos líderes de serviço e apoio ao cliente olhem para os chatbots como o futuro, os clientes claramente precisam de ser convencidos”, admite Michael Rendelman, especialista sénior e investigador no Gartner Customer Service and Support practice, que sublinha, no entanto, que os “chatbots não são eficazes para todos os tipos de problemas”.

Relativamente à resolução de problemas, apenas 17% dos problemas de faturação são resolvidas por clientes que usaram chatbot em algum momento da sua jornada. No caso dos cancelamentos e devoluções, a percentagem de resolução sobe para 58%. Apenas 2% dos clientes afirmam que têm mais probabilidade de usar um chatbot para uma devolução/cancelamento do que para uma cobrança.

Michael Rendelman defende que os líderes destas áreas têm de “orientar os clientes para chatbots quando for apropriado para o seu problema e para outros canais quando outro canal for mais apropriado”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.