Aplicações de mensagens com chatbots em grande expansão até 2026

As interações com aplicações de mensagens com chatbots deverão aumentar para 3,5 mil milhões até 2026

Aplicações de mensagens com chatbots em grande expansão até 2026

Os chatbots estão em expansão em diversas plataformas digitais, sejam sites ou aplicações de mensagens. Segundo um estudo da Juniper Research, as aplicações de mensagens com chatbots tornaram-se a fórmula de eleição, amplamente utilizada para fornecer apoio ao cliente no setor do retalho. Os investigadores indicam que, em 2022, as interações com chatbots em aplicações de mensagens vão aumentar para 3,5 mil milhões, valor que deverá crescer 169% até 2026, altura em que chegará aos 9,5 mil milhões. 

Calcula-se que os valores alcançados decorram da adoção crescente de estratégias omnicanais por parte das empresas de e-commerce e à maior integração dos chatbots nas plataformas de mensagens. Assim, os gastos da indústria neste tipo de aplicações deverão representar mais de 50% dos gastos de retalho em chatbots até 2026.

Tendo em vista a capitalização da tendência, os investigadores recomendam que os developers de chatbots procurem desenvolver alianças estratégicas com fornecedores de Communications Platform as a Service (CPaaS), que lhes vai permitir expandir o alcance dos seus serviços e fornecer uma solução compatível para empresas que procuram novos canais de mensagens, incluindo apps e Rich Communication Services.

Aconselham, também, os fornecedores a desenvolverem chatbots para que se possam integrar com assistentes de voz, pelo que, graças às capacidades de voz, os fornecedores de chatbots poderão maximizar a sua proposta de valor fomentando o comércio de conversação. 

Segundo os especialistas, a China é o mercado com mais potencial para os fornecedores de chatbots, prevendo-se que os gastos com estas tecnologias ultrapassem os 21 mil milhões de dólares até 2026. Assim, os especialistas recomendam que fornecedores de outros países atentem na estratégia a ser adotada no país asiático para impulsionar a adoção com novos serviços, como capacidades de pagamento, redes sociais e meios de comunicação social. Finalmente, aconselham a utilização de machine learning para analisar o histórico das conversas e automatizar a experiência de retalho omnicanal, contando com os chatbots.

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