Automatização, chatbots e o Smarketing: As tendências de marketing e vendas para 2023

O relatório State of Sales and Marketing da Pipedrive revela que nos casos em que os negócios aumentaram os orçamentos de marketing e vendas, quase três quartos das equipas atingiram as metas de vendas

Automatização, chatbots e o Smarketing: As tendências de marketing e vendas para 2023

Já com os olhos postos em 2023, a Pipedrive, plataforma de CRM de vendas e receitas inteligentes para pequenos negócios, apresenta as próximas tendências de marketing e vendas para o próximo ano.

Com base no relatório 'State of Sales and Marketing' da Pipedrive, foi possível concluir que quase três quartos das equipas de marketing atingiram as suas metas de venda depois de terem aumentado seus orçamentos. 40% excedeu mesmo as próprias expectativas.

Tendo em conta esta realidade, é necessário perceber para onde caminham as previsões do setor das vendas e do marketing em 2023.

Após um período de elevada digitalização e transformação, o próximo ano será de análise às mudanças registadas durante o período da pandemia em que empresas e trabalhadores tiveram de se adaptar a novas realidades de trabalho, nomeadamente a partir de casa. 2023 é altura de colocar à prova os processos de venda e eventuais ajustes. A melhoria dos processos internos pode passar por tecnologia de automatização e melhorias no fluxo de trabalho.

Abrir (ainda mais) caminho à automatização

O aumento de produtividade vai provocar uma maior necessidade de automatização. Com o aumento dos fluxos de trabalho nos últimos anos, o volume de vendas dentro das equipas tem sofrido um aumento significativo. A automatização oferece aos colaboradores poupança de tempo e de recursos para que, desta forma, os representantes de vendas possam estar mais disponíveis.

Em 2023, a tecnologia de automatização vai ser responsável por tarefas de baixo valor acrescentado.

Chatbots para todos

O próximo ano pode ser mais um passo para a proliferação dos chatbots, que chegarão a empresas de todas as dimensões, com versões de baixo custo que podem funcionar de forma independente.

Perante a experiência do Comércio e Marketing Conversacional, os clientes procurar uma experiência de compra personalizada online. Os chatbots serão uma opção na abordagem do cliente digital.

O Smarketing

Uma das palavras-chave para 2023 é o Smarketing, uma fusão entre as equipas de marketing e de vendas, uma vez que os processos de trabalho estão muitas vezes ligados, com a utilização de dados entre si. O estudo da Pipedrive demonstra que a cooperação entre o departamento de marketing e de vendas é considerada boa, com resultados que representam um crescimento face a possíveis colegas insatisfeitos.

A proximidade entre o marketing B2B e o B2C

Perante a atual instabilidade económica, anunciar preços, vantagens e benefícios tornou-se essencial no B2B, assim como a comunicação de marca B2C clássica. Até ao momento o B2B e o B2C viviam muito das suas próprias características, mas agora convergem de acordo com o marketing de cada um.

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