Estudo da Info-Tech Research Group revela que o envolvimento com as partes interessadas é um fator crítico para o negócio, mas continua a ser uma área subdesenvolvida na maioria das empresas
À medida que as empresas continuam a investir fortemente em tecnologia, os líderes de IT enfrentam uma pressão crescente para oferecer mais do que apenas excelência operacional. Um novo estudo da Info-Tech Research Group, revela que o envolvimento eficaz com as “partes interessadas” (stakeholders) não é uma mera “habilidade interpessoal”, mas sim um fator crítico para atingir os objetivos de negócio. A investigação destaca que, embora o seu impacto seja claro, o envolvimento com stakeholders continua a ser uma área pouco desenvolvida em muitas organizações, o que leva a oportunidades perdidas para as equipas de IT elevarem a sua influência e o seu valor. Muitos líderes de IT concentram-se apenas na entrega de tecnologia, assumindo que as melhorias operacionais irão, por si só, aumentar a satisfação. No entanto, o estudo mostra que os ganhos mais substanciais vêm de um envolvimento consistente e focado nas pessoas. “Muitos líderes de IT ainda tratam o envolvimento dos stakeholders como algo 'bom de se ter', quando na realidade é uma das alavancas mais poderosas para a influência e a satisfação”, refere Diana MacPherson, diretora de investigação do Info-Tech Research Group. “Quando os CIO fazem da construção de relações uma disciplina contínua, conquistam a confiança e o alinhamento necessários para transformar a tecnologia em valor comercial duradouro. São as pessoas, e não a tecnologia, que decidem como as IT são financiadas”. A gestão tradicional de stakeholders falha frequentemente por ser reativa e baseada em projetos. O estudo defende um processo de melhoria contínua, que inclua reavaliação e ajustes regulares para se manter relevante. “A tecnologia é fácil. As pessoas são difíceis”, explica MacPherson. “Focar nas relações permite que os líderes de IT liguem as iniciativas tecnológicas diretamente às prioridades do negócio, garantindo maior adoção, confiança e realização de valor”. O estudo detalha uma abordagem prática em quatro passos para que os líderes de IT transformem o envolvimento com stakeholders numa prioridade contínua ao definir os objetivos e mapear quem deve ser envolvido em cada fase; analisar em detalhe as prioridades, pressões e estilos de comunicação dos stakeholders; traduzir essas perceções em planos de ação com metas claras e monitorização contínua; e acompanhar o progresso através de feedback regular, resolução de preocupações e reforço das conquistas. |