Gastos globais com tecnologia deverão crescer 4,5 por cento em 2016

A Forrester deu a conhecer a sua previsão global de gastos com TI, que este ano deverá ser de 4.5 por cento (em moeda constante). Software e serviços lideram os gastos. Os investimentos em hardware deverão crescer menos de 3 por cento

Gastos globais com tecnologia deverão crescer 4,5 por cento em 2016

As previsões reveladas pela Forrester em agosto do ano passado apontavam para um crescimento superior ao que agora é revelado, eram de 5.6 por cento, e o corte nas estimativas deve-se ao crescimento mais fraco de quatro mercados: Europa, Brasil, China e Médio Oriente.

O mercado tecnológico norte-americano continuará a ser o maior do mundo. As aplicações Cloud, os serviços de plataforma, o desenvolvimento de aplicações móveis e analítica de dados serão as tecnologias que vão impulsionar o crescimento, ao passo que o hardware continuará sem grandes evoluções.

A Forrester indica que as empresas vão concentrar os seus gastos sobretudo em business technology (BT), que define como o conjunto de tecnologias que “ajudam as empresas a ganhar, server e reter clientes”, incluindo software orientado ao consumidor (CRM, por exemplo), analítica, call center/contact centers, web content management, product life-cycle management, supply chain management, análise de dados do consumidor e software de segurança, juntamente com serviços de consultoria e outsourcing associados e oferta de infraestrutura Cloud. Quanto ao IT, a consultora entende-o como as plataformas e os sistemas back-office que suportam as atuais operações empresariais e que incluem a maioria das categorias de equipamento.

Serão, aliás, as BT as grandes responsáveis por quase metade dos gastos em novos projetos, segundo a Forrester, e por mais de um quarto dos gastos totais com tecnologias em 2016 e 2017.

Pela primeira vez, a Forrester inclui na sua previsão os serviços de telecomunicações (voz e dados, wireline e wireless), o que amplia o valor do mercado global em 2016 para um total de 2,9 biliões de dólares (e já não de 625 mil milhões). Estes serviços ocupam a maior fatia do mercado, seguidos do software (597 mil milhões de dólares), da consultoria e integração de serviços (541 mil milhões de dólares) e do tech outsourcing (473 mil milhões de dólares), que inclui serviços de suporte (53 mil milhões de dólares) a hardware computacional e IaaS (16.5 mil milhões de dólares).

Hardware com recuperação lenta

Equipamentos de computação e de comunicações são os setores com menor dimensão. No que diz respeito ao mercado da hardware computacional (364 mil milhões de dólares), a Forrester indica que os PCs e os tablets continuarão a ter o maior market share. Aponta que, do ponto de vista da totalidade do mercado, “a ação” está inteiramente concentrada no software, mas que 2016 será um ano de pequena recuperação para os dispositivos de computação, muito graças ao Windows 10. No entanto, uma menor procura por servidores e storage manterá o crescimento do hardware nos 2.4 por cento, em dólares, em 2016, (de 3.2 por cento em moeda).

Os gastos governamentais e empresariais com tablets e PC liderarão precisamente a recuperação lenta do hardware em 2016. As aquisições de tablets com o iPad Pro, o Surface, da Microsoft, e o Galaxy, da Samsung, juntamente com dispositivos da Dell, HP e Lenovo, aumentarão em 2016 e 2017.

O harware de storage também não apresenta os melhores prognósticos, sobretudo a infraestrutura em bundle. Segundo a Forrester, a aquisição da EMC pela Dell é um “sinal claro de que os vendors veem a consolidação (combinação de servidores e armazenamento) como o único caminho em direção ao crescimento dos lucros, num mercado em estagnação”.

Software lidera as compras de tecnologia

As compras de software vão, sem surpresas, liderar o mercado da tecnologia porque, diz a Forrester, “no mundo de hoje o software é mais importante do que o hardware”. As compras empresariais e governamentais, nesta categoria, aumentarão 5.7 por cento em 2016 e 7.4 em 2017 (em dólares). Os gastos em consultoria e em serviços de integração de sistemas crescerão 5.1 por cento este ano e 5.5 por cento em 2017.  

A consultora indica que a adoção crescente de soluções SaaS está a limitar os serviços de integração de sistemas, pela pouca possibilidade de customização do SaaS e pela integração, em si, ser mais simples. Em moedas locais, o crescimento do software será de 6.5 por cento em 2016 e de 7.2 por cento em 2017. Consultoria e serviços de integração de sistemas crescerão 5.9 por cento e 5.3 por cento nos mesmos períodos, respetivamente.

A Forrester diz ainda que há três forças a impulsionar o crescimento acima da média do software e dos serviços nos próximos dois anos: aplicações Cloud, analytics e mobilidade. Das três, a Cloud é a que está numa posição mais ascendente, com a maior adoção da ‘nuvem’ a ocorrer nos EUA e a superar a de qualquer outro mercado. A analítica de dados tende a fortalecer-se cada vez mais nos próximos anos, segundo a Forrester, sobretudo a de cariz preditivo e de diagnóstico relacionada com a IoT.   

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.