Como a IA está a reinventar a área de recursos humanos

A adoção de IA pelas empresas e o seu impacto significativo nos processos de recursos humanos foi o tema principal abordado na conferência TechPeople, organizada pela Inetum e pelo IIRH

Como a IA está a reinventar a área de recursos humanos

Com a implementação da Inteligência Artificial (IA), os processos tradicionais de recursos humanos estão a sofrer profundas mudanças no seio das organizações. Foi precisamente esta temática que esteve em destaque na primeira conferência TechPeople, organizada pela Inetum e pelo IIRH - Instituto de Informação em Recursos Humanos, que teve lugar durante o mês de novembro, no Sheraton, no Porto.

A adoção destas tecnologias emergentes está a marcar a realidade das empresas, nomeadamente a área de recursos humanos, sendo a IA uma ferramenta “crucial para enfrentar os desafios corporativos atuais”, sublinha a Inetum em comunicado. Estas tendências estão a tornar-se políticas internas, refere, e desenham a abordagem das organizações relativamente à gestão de talentos e recursos humanos dentro das suas operações.

“À medida que a transformação digital acelera, as empresas precisam de adotar abordagens cada vez mais ágeis e inovadoras para garantir uma gestão eficaz dos recursos humanos. A IA oferece ferramentas eficazes para prever tendências, otimizar a força de trabalho e capacitar o desenvolvimento das equipas”, afirma Jorge Nájera, Country Manager da Inetum Portugal.

Durante a conferência TechPeople, uma das principais tendências destacadas foi o recurso às tecnologias de IA na seleção de talentos, através de, por exemplo, ferramentas de análise de currículos que permitem a rápida identificação de competências e traços relevantes, o que, de acordo com a Inetum, torna os processos de recrutamento mais eficientes e precisos. Além disto, os sistemas de IA podem ser utilizados para a previsão de tendências de rotatividade de funcionários, o que permite às organizações adotar estratégias focadas em reter talento.

As tecnologias de IA, como chatbots e assistentes virtuais, têm também vindo a ganhar espaço na comunicação interna das empresas, permitindo a automatização de tarefas administrativas e tornando mais rápidas as respostas sobre políticas internas e benefícios corporativos.

Os sistemas de IA estão também a ser utilizados para o desenvolvimento de programas personalizados de formação e capacitação de colaboradores, destaca a Inetum. Estes são capazes de proceder à identificação das necessidades de formações com base nas que o colaborador já realizou, nas que foram realizadas pelos seus colegas ou nas que estão atualmente a ser mais procuradas pelo mercado, segundo a empresa.

Perante a rápida evolução das tecnologias de IA na área de recursos humanos, a Inetum considera que se verificará uma “transformação profunda no modo como as organizações operam internamente”. Ainda assim, adverte, é necessário assegurar o equilíbrio entre os benefícios proporcionados por estas ferramentas, como a eficiência trazida pela automatização de processos, e a “sensibilidade humana na tomada de decisões estratégicas”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.