Menos de 10% das funções de RH estão a atingir excelência funcional

De acordo com um inquérito da Gartner, apenas 9% das funções de RH estão alinhadas com as necessidades da sua empresa

Menos de 10% das funções de RH estão a atingir excelência funcional

Um inquérito da Gartner, publicado em fevereiro de 2023, com 217 líderes de Recursos Humanos (RH) revela que 55% estão a receber cada vez mais pedidos sobre uma maior variedade de temas. Com a pandemia, o âmbito da função de RH expandiu-se significativamente. “Infelizmente, o novo mundo de trabalho de hoje não só sobrecarregou o RH com novas exigências, mas também aumentou os obstáculos à eficácia”, diz Piers Hudson, diretor sénior da área de RH da Gartner.

Mais de metade dos inquiridos têm uma maior dificuldade em reter e recrutar funcionários de RH, sendo que 71% destes funcionários consideram o burnout mais desafiante agora em comparação com a realidade pré-pandemia.

Segundo a Gartner, apenas 9% das funções de RH são altamente eficientes e alinhadas às necessidades da sua organização. “Para enfrentar estes tipos de novas exigências e obstáculos, a maioria dos líderes de RH procura reestruturar a sua função ou mudar a sua forma interna de trabalhar”, disse Hudson. “Infelizmente, essas abordagens estão a aumentar apenas marginalmente a excelência funcional porque não conseguem reconhecer uma mudança no papel do RH nas organizações”.

Neste sentido, a Gartmer acredita que o RH deverá tornar-se um “convocador e catalisador” na empresa para conseguir suceder no atual cenário. Enquanto “convocador”, o RH estará habilitado para reunir as partes interessadas e organizá-las estruturalmente para possibilitar a tomada de decisões e resolução de problemas. Os funcionários de RH poderão então “catalisar” as partes interessadas para encontrar novas formas de trabalho. 

Assim, existem três áreas de melhoria em que as principais empresas de RH estão a investir para atingirem a sua excelência funcional.

  1. Priorização participativa: no inquérito, 51% dos líderes de RH relataram que estão a receber mais pedidos de apoio e 45% afirmaram que têm dificuldades em lidar com exigências em conflito. Desta forma, é importante estabelecer mecanismos para envolver as partes interessadas não relacionadas com RH e capacitar os funcionários da área, concentrando-se igualmente na redefinição de prioridades;
  2. Digitalização que permite negócios: um inquérito a 3.500 funcionários da Gartner, publicado em fevereiro de 2023, revelou que apenas 36% dos trabalhadores sentem que o RH procura formas de tornar os processos mais fáceis de utilizar. Para que os esforços da digitalização no campo de RH sejam bem-sucedidos, é necessário garantir que este processo está alinhado com as restantes funções da empresa;
  3. Aumento da experiência em RH: as principais funções de RH estão simultaneamente a desenvolver competências internas e a incorporar conhecimentos de outras áreas na função. “O RH precisa de permitir um movimento mais permeável de talentos para dentro e fora da função, mas apenas um quarto dos líderes de RH diz que o seu modelo de pessoal lhes permite trazer pessoas que não são de RH para funções de RH”, afirma Hudson. “Este tipo de colaboração com a organização em geral ajudará o RH a resolver os novos problemas de força de trabalho que enfrentam agora”.
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