Analítica de RH deve-se adaptar ao bem-estar da força de trabalho

A Gartner indicou quatro formas da analítica de recursos humanos evoluir para se adaptar ao futuro da força de trabalho, no pós-pandemia

Analítica de RH deve-se adaptar ao bem-estar da força de trabalho

A disrupção dos últimos anos refletiu a necessidade de aproveitar melhor os dados e os insights que deles podem ser extraídos, com o intuito de conduzir a decisões de gestão e intervenções de elevado impacto e rentabilidade. Mas, segundo a Gartner, as medidas tradicionais de bem-estar, envolvimento e produtividade da força de trabalho são insuficientes para tomar decisões sólidas baseadas em dados.

Assim, os líderes de analítica de Recursos Humanos (RH) têm um papel a desempenhar na sensibilização dos decisores para o ecossistema dos colaboradores para permitir ações que apoiem os colaboradores em momentos de incerteza e no Future of Work. Neste sentido, as organizações mais progressivas procuram identificar, compreender e apoiar aqueles que estão a prosperar, para além daqueles que estão em dificuldades, nota a Gartner.

Os investigadores concluem, ainda, que não só as disrupções afetam todos de forma diferente, como as suposições sobre quem está a lidar bem e quem está com dificuldades estão frequentemente incorretas, pelo que os colaboradores com maiores níveis de bem-estar (medidos através de 16 indicadores individuais de saúde, relacionamentos e ambiente de trabalho) antes da pandemia não são necessariamente os que prosperaram ou lidaram bem com as disrupções. 

De acordo com a Gartner, uma das abordagens mais poderosas para perceber melhor os níveis de bem-estar dos colaboradores é a realização de estudos longitudinais, ou seja, ligar dados de antes do período disruptivo a dados de pós-disrupções e medir a mudança para melhor compreender os impactos negativos e positivos. É de notar que rastrear cada colaborador ao longo do tempo não é necessário para obter esta informação, uma vez que os dados longitudinais ao nível da equipa também podem fornecer uma imagem clara das mudanças no bem-estar da força de trabalho ao longo do tempo, mesmo à medida que as equipas mudam.

Além disso, os líderes mais progressivos estão a olhar para a resiliência num nível de equipa e não individual, considerado caro e ineficaz. Neste sentido, conta a Gartner, a analítica de RH pode ajudar a traçar esta jornada identificando elementos diferenciadores de resiliência ao nível da equipa, com insights que podem ajudar na direção de investimentos e intervenções escaláveis que se concentram na equipa. Além disso, esta abordagem pode potenciar soluções que permitem a coesão da equipa e que revelam formas inovadoras de trabalhar no futuro.

Finalmente, a Gartner destaca que tem vindo a perceber que o impacto das políticas e decisões sobre o bem-estar dos colaboradores tem muito a ver com assinalação do valor. Por exemplo, o bem-estar da força de trabalho aumenta quando a organização oferece benefícios atenciosos e definidos, mesmo entre funcionários que não utilizam esses benefícios.

O mesmo acontece em comunicações de mudança – mesmo que os colaboradores discordem de uma mudança que a organização fez, se as suas vozes foram ouvidas no processo de tomada de decisão, estão mais dispostos a aceitá-la, conta a Gartner. É de notar, finalmente, que o contexto dos insights obtidos através dos dados é crítico e, em tempos de disrupção, os colaboradores são particularmente sensíveis a esses sinais, aos quais os líderes de analítica de RH também devem ser.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.