IA impulsiona investimento em privacidade de dados

Um estudo da Cisco revela que a adoção acelerada de IA está a levar as organizações a reforçar fortemente os programas de privacidade e governação de dados para garantir confiança, inovação e competitividade

IA impulsiona investimento em privacidade de dados

A Cisco divulgou os resultados do 2026 Data and Privacy Benchmark Study, que evidenciam uma mudança profunda na forma como as organizações encaram a privacidade e a governação de dados, num contexto de adoção acelerada de Inteligência Artificial (IA). De acordo com o estudo, a IA tornou-se o principal catalisador para a expansão dos programas de privacidade, obrigando as empresas a reforçar estruturas de governação para proteger dados e escalar a inovação de forma responsável.

Baseado num inquérito a 5.200 profissionais de IT, tecnologia e segurança com responsabilidades em privacidade de dados, em 12 mercados globais, incluindo Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido e EUA, o relatório indica que 90% das organizações inquiridas já expandiram os seus programas de privacidade, enquanto 93% planeiam aumentar o investimento para acompanhar a complexidade crescente dos sistemas de IA e as expectativas de clientes e reguladores. Em 2025, 38% das organizações investiram pelo menos cinco milhões de dólares em privacidade de dados, um aumento significativo face aos 14% registados em 2024.

O estudo revela ainda que 96% das organizações consideram que estruturas robustas de privacidade são essenciais para acelerar a inovação em IA, enquanto 95% reconhecem a privacidade como um fator crítico para a confiança dos clientes em serviços baseados em IA. A governação de dados deixou de ser vista apenas como um requisito de conformidade, passando a assumir um papel estratégico: 99% das organizações identificam benefícios tangíveis das suas iniciativas de privacidade, como maior agilidade, inovação e fidelização de clientes. Para 46% dos inquiridos, a comunicação clara sobre a recolha e utilização de dados é a forma mais eficaz de reforçar a confiança.

Apesar deste progresso, a maturidade da governação de IA continua limitada. Embora três em cada quatro organizações afirmem ter um organismo dedicado à governação de IA, apenas 12% consideram essas estruturas verdadeiramente maduras. A complexidade dos dados também representa um desafio, com 65% das organizações a admitirem dificuldades no acesso eficiente a dados relevantes e de elevada qualidade.

“A IA está a provocar uma mudança estrutural no ecossistema de dados, exigindo uma governação holística de todos os dados, pessoais e não pessoais”, afirmou Jen Yokoyama, Senior Vice President de Legal Innovation and Strategy da Cisco. “Compreender e estruturar profundamente os dados é essencial para garantir decisões automatizadas explicáveis e para escalar a inovação em IA.”

O relatório destaca igualmente os desafios associados aos fluxos globais de dados. Embora 72% dos inquiridos tenham uma perceção globalmente positiva das leis de privacidade, 81% enfrentam uma crescente pressão para localizar dados, o que 85% consideram aumentar custos, complexidade e riscos na prestação de serviços transfronteiriços. Além disso, 77% afirmam que estas exigências limitam a capacidade de oferecer serviços contínuos 24/7. Neste contexto, 82% das organizações preferem fornecedores tecnológicos com presença global, capazes de gerir fluxos internacionais de dados de forma eficaz.

A perceção de que os dados armazenados localmente são inerentemente mais seguros também está a diminuir, passando de 90% em 2025 para 86% em 2026. Para 83% das organizações, a solução passa por normas internacionais harmonizadas, que permitam conciliar fluxos globais de dados com elevados níveis de proteção.

Para prosperarem na economia digital orientada pela IA, as organizações devem investir em infraestruturas de dados robustas, reforçar a transparência, integrar segurança e privacidade desde a origem dos projetos de IA e capacitar as equipas com formação e salvaguardas adequadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.