Tecnologia é principal prioridade de investimento dos líderes de RH

As principais prioridades de investimento dos líderes de RH são a tecnologia, o recrutamento e colaboradores, recompensas totais e learning & development

Tecnologia é principal prioridade de investimento dos líderes de RH

Quase metade dos líderes de Recursos Humanos (RH) citou a tecnologia de RH como a sua principal prioridade de investimento. Os dados são de uma investigação da Gartner, que indica que as outras principais áreas de investimento para líderes de RH em 2023 são o recrutamento e colaboradores, recompensas totais e learning & development. 

Os líderes de RH continuam a enfrentar uma inflação alta persistente, intensa competição por talentos e restrições de oferta global”, disse Seyda Berger-Böcker, diretora da área de RH da Gartner. Assim, “em vez de optar por medidas simples de corte de custos, as organizações líderes estão a focar-se no crescimento e em determinar quais investimentos vão gerar mais vantagem competitiva no próximo ano”.

Para otimizar os custos e fomentar o crescimento, os líderes deverão agir de acordo com os seguintes imperativos de investimento:

  • A tecnologia de recursos humanos foi classificada como a principal prioridade de investimento em RH pelo segundo ano consecutivo. “A nossa investigação mostra que os gastos anuais com administração de RH aumentaram de 155 dólares americanos por funcionário em 2021 para 194 dólares por funcionário em 2022”, disse Berger-Böcker. “Isso é alarmante, considerando que as funções de RH têm tentado reduzir a carga de tarefas administrativas por meio do uso da tecnologia”.
  • As organizações continuam a enfrentar escassez de talento à medida que a concorrência se expande. Os líderes de RH estão, agora, encarregues de redefinir as necessidades de contratação para ter acesso a mais talento e ir de encontro às exigências e demandas de contratação. Neste âmbito, as organizações estão a investir em tecnologia de contratação. Segundo as previsões da Gartner, as tecnologias com mais potencial de ajudar os recrutadores é a inteligência artificial associada a capacidades de sourcing e screening e plataformas de gestão de relacionamento com candidatos.
  • À medida que as organizações lutam com restrições de custos, as funções RH enfrentam a tarefa desafiadora de fornecer suporte financeiro adicional aos funcionários afetados pelo aumento do custo de vida. “Os líderes de RH devem reconhecer que as obrigações, stresses e preocupações da vida pessoal dos funcionários se vão refletir nas suas vidas profissionais, potencialmente afetando o desempenho e a produtividade”, disse Hanne Nieberg, diretora da prática de RH do Gartner. “As estratégias de recompensas totais devem apoiar de forma holística os funcionários como pessoas – não apenas como trabalhadores – o que inclui o bem-estar físico e mental”.
  • As necessidades de competências continuam a mudar rapidamente, exigindo que a função de learning & development (L&d) assuma um papel alargado no apoio às expectativas dos colaboradores para uma experiência de colaborador mais centrada no ser humano. Contudo, estas ofertas não estão a acompanhar o ritmo da mudança. O estudo da Gartner mostra que 45% dos funcionários concorda que a aprendizagem que a sua organização oferece é relevante para eles. Assim, para atender às expectativas dos colaboradores, os líderes devem direcionar os seus investimentos para o crescimento de toda a carreira. “Trata-se de explorar intencionalmente onde, como e quando os funcionários aprendem, assim como o que afeta a sua capacidade de aprender de forma eficaz”, completa Hanne Nieberg.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.