Dados permitem otimizar desempenho da gestão de recursos humanos

Além disso, a Seresco destaca que a adoção da gestão de recursos humanos orientada por dados traz um aumento do compromisso e da produtividade dos funcionários às empresas

Dados permitem otimizar desempenho da gestão de recursos humanos

Digitalização, automação e análise preditiva são algumas das inovações que já estão implementadas em muitas empresas, e, segundo a Seresco, reduzir os erros humanos no processamento mensal de salários, economizar tempo e recursos vitais para que os colaboradores possam concentrar-se em tarefas da sua área de atuação é essencial para o funcionamento das organizações.

A Seresco destaca os cinco principais benefícios que a adoção da gestão de recursos humanos orientada por dados traz às empresas, para otimizar o desempenho, aumentar o compromisso e a produtividade dos funcionários, além de aceder a inúmeros benefícios logísticos e feedback em tempo real.

  1. Melhorar a produtividade do departamento de recursos humanos. A descentralização dos processos diários facilita a gestão direta das equipas de trabalho, agiliza e simplifica os processos associados aos procedimentos administrativos e, em última análise, melhora a produtividade do departamento de recursos humanos. O fluxo de trabalho permite que as informações sejam distribuídas de cada líder da equipa diretamente para o sistema central de RH, libertando o departamento para realizar tarefas simples sem perder o controlo sobre as informações.
  2. Converter dados em informações para a tomada de decisão. Organizar os dados de forma agregada e representá-los graficamente é essencial, para que os responsáveis possam interpretá-los adequadamente e tomar decisões em tempo real. O painel de controlo oferece potência e flexibilidade, na hora de organizar as diferentes fontes de informação e configurar os gráficos, facilitando a interpretação imediata dos resultados. Em suma, convertem dados em informações que permitem a tomada de decisões.
  3. Analisar os dados globalmente. Uma visão global dos dados da empresa permite aprofundar a análise, analisando a informação sob diferentes perspetivas (áreas, departamentos, períodos, tipos de contrato, etc.). A partir do painel, os valores podem ser analisados globalmente ou especificamente, graças ao qual são alcançadas respostas a várias abordagens estratégicas na gestão de pessoas. Com horizontes configuráveis de tempo, salário e força de trabalho para diferentes posições da empresa no mercado, resultados detalhados são obtidos em todas as perspetivas.
  4. Gestão salarial em tempo real. A integração da gestão do processamento salarial num dashboard permite simplificar os processos administrativos, economizar tempo e aumentar os benefícios para os funcionários sem alterar os ciclos de tesouraria. A gestão do fluxo de caixa a partir de um painel de controlo permite a gestão e controlo total dos adiantamentos solicitados, o download do arquivo de liquidação ou comunicação completa por e-mail.
  5. Economia e otimização de custos. A tomada de decisões com base em dados facilita a procura e o acompanhamento de novas fórmulas de economia na área de Recursos Humanos e, em última instância, de aumento de lucros para a empresa. Por exemplo, graças à promoção do emprego estável ou à gestão rápida e eficiente dos subsídios, os benefícios para a empresa podem ser aumentados, evitando a necessidade de alocar tempo e recursos a estes processos.

“A tecnologia oferece ótimas soluções aplicadas de forma correta, e graças aos recursos derivados do business intelligence podemos converter dados brutos em informações úteis”, afirma Rita Mourinha, diretora, Seresco em Portugal. “O scorecard é essencial para otimizar a tomada de decisões estratégicas e tornou-se uma das chaves para melhorar a gestão do processamento salarial e dos recursos humanos de uma organização”, completa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.